SóProvas


ID
4017172
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução [de 1924 em São Paulo] pretendia a renovação dos costumes políticos, a republicanização da República, como diziam, o banimento das oligarquias dos mandões e chefes políticos e do seu clientelismo político, o fim do voto de cabresto e da política dos currais eleitorais de eleitores sem liberdade de decisão e de voto.

(José de Souza Martins. “São Paulo, 1924 – A retirada”. In: Eloar Guazzelli. São Paulo em guerra – 1924, 2012.)


O movimento a que o texto se refere ficou conhecido na história do Brasil como tenentismo. O movimento tenentista

Alternativas
Comentários
  • De maneira geral o Tenentismo pode ser definido como sendo um movimento de setores médios urbanos (militares, na maioria de baixa patente), centralizadores (autoritário), nacionalistas, que propunham reformas na estrutura política (voto secreto), melhor qualidade na educação, o Poder Judiciário atuante e independente e propunham uma Legislação mais moderna para enfraquecer as oligarquias rurais e diversificação da economia.

    Gab: letra E

  • O que foi o tenentismo? O tenentismo foi um movimento político surgido entre militares de média e baixa patentes que protestavam contra a chamada República Velha, regime político que se estende da Proclamação da República, em 1889, até a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas. Nos últimos anos desse período, prevaleceu um arranjo político conhecido como café com leite, em que paulistas e mineiros se revezavam no poder. O tenentismo pedia um governo democrático e o fim do voto aberto. Reivindicavam ainda melhorias políticas e sociais no país.... - Veja mais em https://tab.uol.com.br/faq/o-que-foi-o-tenentismo-as-origens-as-lutas-as-consequencias.htm?cmpid=copiaecola