SóProvas


ID
4020697
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os processos de desconcentração espacial e especialização produtiva das indústrias remetem

Alternativas
Comentários
  • A questão acima tem como tema a fragmentação da produção - também chamada de desconcentração espacial - e seus impactos para a estrutura econômica e política no mundo.

    A fragmentação da produção industrial consiste na mudança de produção de uma determinada mercadoria ou produto. Antes essa produção era feita unicamente na mesma fábrica, onde todas as peças, componentes ou etapas da produção eram feitas em um único lugar. Com o avanço tecnológico das indústrias, e a necessidade de reduzir os custos, a produção foi fragmentada, em que cada etapa da produção é feita em uma fábrica de um país diferente.

    Tal estratégia foi amplamente realizada pelas grandes multinacionais dos países desenvolvidos. Atraídos pela mão-de-obra barata, pela isenção de impostos por parte do governo e pela ausência de sindicatos centralizados, essas grandes empresas instalaram suas filiais em países subdesenvolvidos a fim de diminuir os custos de produção, levando a um processo de desconcentração industrial, ou seja, dando início a industrialização tardia em países periféricos.

    Feita a explicação prévia dos impactos econômicos e dos desdobramentos da indústria mundial contidos nesse processo, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois a desconcentração industrial não ocorreu a partir da determinação de estratégias comerciais, e sim, a partir do avanço tecnológico dos sistemas de transporte, da necessidade de expansão do mercado consumidor dessas grandes transnacionais e da diminuição dos custos de produção. Isso possibilitou com que essas multinacionais acumulassem mais riquezas.

    Letra B - Incorreta, pois a lei da oferta e procura sempre existiu na história do comércio mundial. Esse termo refere-se ao funcionamento do comércio, que determina o preço de um produto e sua respectiva disponibilidade no mercado.

    Letra C - Incorreta, pois o Acordo Geral de Tarifas e Comércio refere-se à uma série de acordos e determinações do comércio internacional com o intuito de promover a redução de obstáculos para as trocas comerciais entre os países. Entre as medidas propostas estão a redução de tarifas e taxas aduaneiras entre os membros participantes do acordo, para baratear o preço das mercadorias comercializadas.

    Letra D - Incorreta, pois conforme já explicado, o processo de desconcentração industrial e fragmentação da produção e sua forma de funcionamento não se remete à lei de oferta e procura, que analisa a dinâmica do preço dos produtos a partir de sua disponibilidade. 

    Letra E - Correta, pois a fragmentação da produção que ocorreu graças ao avanço tecnológico das redes de transporte e comunicação, fez com que as multinacionais passassem a expandir sua rede de produção pelo mundo através da instalação de filiais em países subdesenvolvidos. Isso fez com que a Divisão Internacional do trabalho, que define as funções produtivas de cada país no mundo, se acentuasse e definisse a posição produtiva de cada país no mundo. Atualmente, com esse processo de fragmentação da produção industrial, podemos caracterizar a DIT em: países desenvolvidos (detentores de tecnologias e de grandes investimentos financeiros); países emergentes (que tem uma industrialização tardia primária e fornecedores de matéria-prima); e países periféricos (que tem a função de fornecer matérias-primas do setor primário).
    Gabarito da questão: Letra E.