SóProvas


ID
4021156
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A GUNA é uma doença aguda do periodonto e apresenta, dentre outras características, dor, odor fétido e áreas de necrose. Sobre a histopatologia da GUNA, analise.


I. A zona superficial mostra uma rede de fibrina com células epiteliais degeneradas, leucócitos, eritrócitos, bactérias e restos celulares.

II. Em uma porção presumivelmente mais íntegra do epitélio, também são vistas pequenas quantidades de espiroquetas e bacilos intercelulares.

III. O tecido conjuntivo no fundo da lesão mostra uma zona necrótica composta por células desintegradas, sem a presença de bactérias.

IV. Na porção de tecido conjuntivo mais íntegro são vistas somente espiroquetas.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. A zona superficial mostra uma rede de fibrina com células epiteliais degeneradas, leucócitos, eritrócitos, bactérias e restos celulares. CERTO ✔ II. Em uma porção presumivelmente mais íntegra do epitélio, também são vistas pequenas quantidades de espiroquetas e bacilos intercelulares. ERRADO- GRANDES QUANTIDADES DE ESPIROQUETAS. III. O tecido conjuntivo no fundo da lesão mostra uma zona necrótica composta por células desintegradas, sem a presença de bactérias. ERRADO. HÁ PRESENÇA DE BACTERIAS EM TODAS AS ZONAS DA LESÃO. IV. Na porção de tecido conjuntivo mais íntegro são vistas somente espiroquetas. CORRETO. RELEMBRANDO: A LESÃO POR GUNA PODE SER HISTOLOGICAMENTE DIVIDIDA EM 4 ZONAS: - ZONA BACTERIANA: Mais superficial, com vários tipos de bactérias, células inflamatórias, fibrina... - ZONA RICA EM NEUTROFILOS: Grande quantidade de leucócitos e bactérias. - ZONA NECRÓTICA: células mortas, fibrina e espiroquetas. - ZONA DE INFILTRAÇÃO DE ESPIROQUETAS: Mais interna. tecido conjuntivo inflamado e infiltrado de Espiroquetas.