- ID
- 4021189
- Banca
- IDECAN
- Órgão
- EBSERH
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Biomedicina - Análises Clínicas
- Assuntos
As proteínas e os ácidos nucleicos isolados da célula são frequentemente separados pela técnica de cromatografia em coluna. Esta técnica baseia-se em fazer uma mistura de proteína dissolvida em água passar por uma coluna constituída por uma matriz sólida e porosa, contida num tubo de vidro. A velocidade de migração das diferentes proteínas varia conforme a interação de cada uma com a matriz. De acordo com o grau e o tipo de interação da proteína com a matriz, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Interação por afinidade: técnica, por exemplo, muito usada para purificação de anticorpos. Nesse procedimento, as moléculas (anticorpos) ligam-se às partículas da matriz que contêm o respectivo antígeno.
( ) Interação de troca iônica: a matriz é constituída por partículas com carga positiva ou negativa e na qual a separação das proteínas depende das cargas elétricas no interior de suas moléculas.
( ) Interação hidrofóbica: as partículas da matriz apresentam superfície hidrofóbica, retardando a migração das proteínas hidrofílicas, que têm afinidade pelas partículas da matriz.
( ) Filtração em gel: a matriz atua apenas como uma peneira, por onde as proteínas migram com velocidade variável, dependendo do tamanho e forma de suas moléculas.
( ) Interação por afinidade: muitas moléculas biológicas interagem com alto grau de especificidade, como ocorre entre enzimas e seus substratos.
A sequência está correta em