SóProvas


ID
402214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atribuições do arquivista incluem o planejamento, o estabelecimento de políticas e o conhecimento técnico relativos às atividades de preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.Com relação aos arquivos e às atribuições do arquivista, julgue os itens seguintes.

Devido ao peso dos acervos documentais, deve-se preferir áreas de depósito localizadas em andares térreos ou em subsolos, sendo esta a melhor opção por ser menos sujeitos à incidência da luz solar.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém pode me apontar o erro dessa questão?
  • De acordo com http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf :

    "A construção subterrânea não é recomendada, em princípio, pelas condições de umidade que

    geralmente apresentam nossos solos. Ela gera inúmeros riscos relacionados a infiltrações e

    infestações de térmitas. Além disso, a manutenção e os custos de condicionamento de ar são muito

    elevados quando há excessiva umidade."

    Outro ponto relevante é que muitas vezes o subsolo costuma inundar ou ter vazamentos com maior facilidade, além de muitas vezes ser utilizado como garagem gerando poluentes para o arquivo.

  • subsolos

     

    DANUZA ESSE E O EERO DA QUESTAO 

  • ERRADO, pois os subsolos estão vulneráveis a inundações.

    CESPE/FUB/2009/ARQ - Ao escolher a localização do arquivo, deve-se evitar áreas sujeitas a intempéries, como vendavais e inundações, e áreas que apresentam alto risco de incêndio, como construções irregulares, ou próximas a postos de combustível, indústrias ou depósitos de material bélico.CERTO

    Segundo os métodos de preservação do Arquivo Nacional:

    ''1) A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.

    2) O ar seco e a umidade enfraquecem o papel, e esta provoca mofo.

    3) A temperatura deve ser baixa. O calor constante destrói as fibras do papel. A umidade também deve ser baixa. Tentar mantê-las estáveis sempre, sem oscilações.

    4) As mãos devem estar sempre limpas e livres de sujeira e gorduras. Sempre que possível, utilize luvas de algodão para manipular documentos, fotografias e gravuras.

    5) Tintas e grafites podem causar danos à documentação, manchando, causando riscos, perfurações ou rasgos.

    6) Não dobre o canto da folha para marcar páginas. Esta dobra, no futuro, poderá causar o rompimento do papel. Utilize marcadores de livros em papel livre de acidez.

    7) Não umedeça o dedo com a saliva para virar as folhas de um livro. Ela afeta a sua saúde e pode provocar o desenvolvimento de micro-organismos na documentação.

    8) Não use clipes e grampos metálicos. Utilize clipes plásticos ou proteja os documentos com um pequeno pedaço de papel na área de contato.

    9) Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.

    10) Cuidado ao retirar um documento de uma estante ou caixa. Evite rasgos, danos nas capas e lombadas, segurando-o corretamente na parte mediana da encadernação.

    11) Os poluentes são os principais agentes de deterioração dos acervos, catalisando reações químicas danosas (levando à formação de ácidos; e sujam, arranham e desfiguram os materiais).

    12) Utilizar aparelhos de ar condicionado somente se puderem ficar ligados durante o dia e à noite; caso contrário, os danos são muito maiores.

    13) Fitas de vídeo devem ser rebobinadas periodicamente e mantidas na posição vertical com a bitola cheia voltada para baixo.

    14) Disquetes e outros meios eletrônicos devem ser mantidos longe de campos eletromagnéticos (computadores, aparelhos de som e TV etc.) e livres de poeira, umidade e temperaturas altas.''

    Ainda....

    Força