SóProvas


ID
4022221
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A mastigação dos alimentos proporciona maior eficiência na digestão humana, uma vez que aumenta a área de contato dos alimentos com os sucos produzidos ao longo de todo o tubo digestório. O órgão do tubo digestório em que ocorre a digestão da maior variedade de alimentos ingeridos é

Alternativas
Comentários
  • Essa questão fala sobre a mastigação dos alimentos que aumenta a área de contato com os sucos da digestão, já que esses alimentos estarão em pequenas porções, pela eficiência nesse primeiro processo da digestão (mastigação). O processo digestório começa na boca, com as enzimas amilase ou ptialina quebrando o amido dos alimentos, então quanto maior a mastigação, maior será a quebra de amido e menores serão as porções enviadas ao restante do tubo digestório. A faringe e o esôfago levam o bolo alimentar até o estômago, onde o suco gástrico associa o ácido clorídrico à enzima pepsina, iniciando o processo de digestão de proteínas. A massa alimentar então chega ao duodeno (quimo) onde ocorre a liberação da bile pelo fígado que atua como detergente, transformando gorduras em minúsculas gotículas que se misturam com a água e formam uma emulsão. No intestino delgado, os nutrientes (pequenas moléculas) resultantes do processo digestório são absorvidos através dos capilares na parede intestinal (vilosidades intestinais) e então a massa alimentar (quilo) chega ao intestino grosso, onde são absorvidos sais minerais e água.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)




    O órgão do tubo digestório em que ocorre a digestão da maior variedade de alimentos ingeridos é:

    a) o pâncreas. Esse órgão atua na digestão lançando o suco pancreático no duodeno, para tornar a massa alimentar alcalina e as enzimas intestinais conseguirem atuar. Ele não digere alimentos. Incorreta.

    b) o estômago. O estômago inicia a digestão de proteínas através da enzima pepsina, realizando a decomposição em pequenas moléculas de aminoácidos, sendo responsável apenas por essa digestão. Incorreta.

    c) o intestino delgado.
    É nesse órgão que ocorre a absorção da maior variedade de alimentos, pois a superfície intestinal interna possui inúmeras dobraduras (vilosidades intestinais) que contribuem aumentando a superfície de contato com o alimento, facilitando a absorção. CORRETA.

    d) o fígado.
    O fígado produz a bile, uma substância capaz de emulsificar as gorduras para auxiliar no processo de digestão no duodeno, porém, não é um órgão que digere alimentos. Incorreta.

    e) o intestino grosso. Ele apresenta as principais funções de absorção de água e eliminação de resíduos da digestão, não absorvendo nutrientes. Incorreta.


    Gabarito do professor: C

  • Boca = digestão de carboidratos

    Estômago = digestão de carboidratos e proteínas

    Intestino delgado = digestão de carboidratos, proteínas e lipídios

    ALTERNATIVA C

  • GABA-C

    -->Na boca começa ocorre dois tipos de digestão: Física e Química

    Física: Mastigação-->Processo de quebra/trituração dos alimentos pela ação dos dentes formando em pequenas moléculas com objetivo de aumentar a superfície de contato.

    Química: Insalivação--->A saliva tem a função de lubrificar e nela contém enzima amilase salivar(ptialina).

    Atenção: Ptialina inicia a digestão de Amido parcialmente. (Não caia na pegadinha que o Amido começa a ser digerido no Intestino Delgado)

    Faringe--->Possui uma válvula chamada Epiglote que  garante que o alimento siga em direção ao sistema digestório, impedindo sua entrada no sistema respiratório.

    Esôfago--->Realiza movimentos Peristálticos para enviar o bolo alimentar ao estômago.

    Estômago---> Responsável pela secreção do suco gástrico que é composto por:

    HCL:O ácido clorídrico (HCl) é secretado no nosso estômago e nos ajuda muito no processo inicial da digestão para posterior absorção dos nutrientes

    Pepsina : Enzima que inicia a digestão das proteínas.(As proteínas começam ser digeridas no estomago ao contrário do amido que começa na boca).

    Intestino Delgado---> Possui micro vilosidade que possui como objetivo de aumentar a superfície de contato para melhora da absorção.

    Primeiro centímetros do intestino delgado chamamos de duodeno.

    Duodeno: Recebe a bile e o suco pancreático.

    Intestino delgado produz o suco intestinal que possui enzimas como:

    Maltase-->Quebra maltose em glicose

    Sacarase-->Quebra sacarose em glicose e frutose

    Lactase-->Quebra a lactose em glicose e galactose

    Peptidases-->atua na digestão de proteínas

    Lipase entérica-->Atua na digestão de gorduras

    Nucleotidases-->Atua na digestão de ácidos nucleicos

    Fígado-->Produz a bile que é armazenado na vesícula biliar, que possui a função de emulsificar as gorduras para serem digeridas pela lipase.

    Pâncreas-->Órgão acessório, Glândula mista (endógena e exógena) , cuja a função de secretar o suco pancreático, que contem enzimas e bicarbonato de sódio para neutralizar acidez do estômago.

    Enzimas do suco pancreático:

    Proteases--->Digere proteínas

    Amilase pancreática-->Atua sobre o amido que não foi digerido pela boca.

    Lipase-->Age sobre os lipídeos.

    Nucleases--> Atua sobre os ácidos nucleicos (DNA E RNA)

    Intestino grosso--> Realiza a absorção de água e sais minerais e forma o bolo fecal.