SóProvas


ID
4022920
Banca
VUNESP
Órgão
FASM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os governadores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro participaram de um encontro, em 1906, com a finalidade de elaborar um projeto em defesa da cafeicultura brasileira. Esse encontro foi chamado de

Alternativas
Comentários
  • Produtores do grão oriundos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram na cidade de Taubaté, no interior paulista, para formalizar um acordo a fim de promover a revalorização do preço do café. Conhecido como Convênio de Taubaté, o encontro estabeleceu que nos momentos em que a produção do café superasse sua procura no mercado internacional, os governos estaduais comprariam estoques dos produtores para serem queimados, a fim de que seu preço fosse mantido elevado. Dessa maneira, recursos públicos eram utilizados para manter o lucro dos cafeicultores, o que foi chamado pelos historiadores de “socialização das perdas”. 

  • LETRA C. O Brasil era um enorme polo na produção de café mundial, tanto é que essa produção em larga escala fez com que o consumo no exterior, que estava em baixa, não acompanhasse a crescente produção do produto, o que fez com que o produto tivesse grandes quedas em seu valor externo. A solução encontrada foi uma medida de proteção do produto com que em tempos de baixa, seriam oferecidos subsídios para a compra do excedente (empréstimos), o que não deu muito certo, haja vista que isso gerou uma enorme crise econômica no país.