SóProvas


ID
4024792
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sabe‐se que, nos termos da Lei nº 8.666/93, a alienação de bens da Administração Pública está subordinada, dentre outros requisitos, à existência de interesse público devidamente justificado. Nos casos de alienação de bens imóveis por órgão estadual, por exemplo, há a necessidade de autorização legislativa, avaliação prévia e licitação na modalidade concorrência. Ocorre que a legislação excepciona a regra quanto à obrigatoriedade de licitação para a alienação de bens imóveis, nos casos de venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo. Tal situação configura caso de

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Tal situação configura caso de licitação dispensada.

  • Alternativa C

    Lei 8666

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo;

    Nunca desista de seu Sonho!!

  • Gabarito C

    A licitação dispensada(Art.17) possui as seguintes características:

    ▪ é uma forma de contratação direta, ou seja, é uma exceção ao dever de licitar;

    ▪ a decisão é vinculada, isto é, a autoridade terá que dispensar (não tem outra opção)

    ▪ o rol enumerado no art. 17 da Lei de Licitações é exaustivo (taxativo), ou seja, todas as situações de licitação dispensada estão enumeradas nesse artigo;

    ▪ o inciso I do art. 17 trata de alienação de bens imóveis, já o inciso II trata de alienação de bens móveis;

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

    De outro lado,a Licitação dispensável(Art.24) é aquela em que o legislador permite que o administrador opte entre licitar ou contratar diretamente. Trata-se, portanto, de decisão discricionária da autoridade competente.

    A relação de situações de licitação dispensável é taxativa (exaustiva), ou seja, todos os casos constam expressamente no art. 24 da Lei de Licitações.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

    Licitação Deserta

    Art. 24. É dispensável a licitação:(...)

    V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;

    A licitação somente será dispensável se forem preenchidos os seguintes requisitos, devidamente justificados :

    ▪ não for possível repetir a licitação sem prejuízo para a administração;

    ▪ sejam mantidas as mesmas condições estipuladas na licitação que desertou. 

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

     Licitação Fracassada/Frustrada.

    Art. 24. É dispensável a licitação:(...)

    VII - quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, casos em que, observado o parágrafo único do art. 48 desta Lei e, persistindo a situação, será admitida a adjudicação direta dos bens ou serviços, por valor não superior ao constante do registro de preços, ou dos serviços;  

    O parágrafo único do art. 48 foi renumerado e hoje é o § 3º do mesmo artigo, cuja redação dispõe que:

    Art. 48 [...] § 3º Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis.

    Primeiro a administração deverá conceder o prazo de oito dias úteis (que poderá ser de três dias úteis no caso de convite) para apresentação de novas propostas. Permanecendo a situação, a licitação poderá ser dispensada. 

  • A questão em tela versa sobre a lei de licitações (lei 8.666 de 1993) e as possibilidades de dispensa de licitação.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois a licitação deserta ocorre quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas. Ressalta-se que, neste caso, nenhum interessado compareceu para apresentar propostas e se trata de uma aquisição de um produto ou serviço e também de um caso de licitação dispensável.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois a licitação frustada ou fracassada ocorre quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, podendo a administração fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas que se enquadrem nos moldes previstos pela licitação, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis. Ressalta-se que, neste caso, há uma "repescagem" caso todos os licitantes sejam inabilitados ou desclassificados. Ademais, destaca-se que a administração não é obrigada a conceder essa nova oportunidade, visto que se trata de decisão discricionária. De outro modo, será possível encerrar o procedimento licitatório e abrir uma nova licitação, se persistir a necessidade da contratação. Cabe salientar que, no caso específico de desclassificação em virtude dos preços, será admitido dispensar a licitação (dispensável), após conceder o prazo para apresentação das novas propostas.

    Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 17, da lei 8.666 de 1993, em alguns casos previstos nesta, é possível se dispensar a licitação para a alienação e venda de bens. Nestes casos em que não é preciso se realizar a licitação para vender e alienar os bens, a própria lei e a doutrina definem como licitação dispensada.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois a dispensa de licitação pode ser considerada um gênero do qual são espécies a licitação inexigível, a licitação dispensável e a licitação dispensada. Portanto, por a questão desejar saber o caso específico, esta alternativa está incorreta, sendo que a alternativa "c" corresponde à definição apresentada pelo enunciado da questão.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois a inexigibilidade de licitação ocorre quando não há a viabilidade de se realizar a licitação, portanto, neste caso, não é possível fazer um processo licitatório, podendo-se até enquadrar a inexigibilidade como um ato vinculado, por a lei não dar margem de escolha à Administração Pública acerca de se realizar ou não um processo licitatório. Tanto a licitação inexigível quanto a dispensável são situações voltadas para aquisição e compra de um produto ou serviço, ao passo que a licitação dispensada é voltada para a alienação e venda de um produto ou serviço.

    GABARITO: LETRA "C".

  • alguém entendeu a diferença entre licitação dispensada e dispensa de licitação??
  • inexibilidade- audiência do proprio presuposto lógico da licitação que e a existência de competição seja porque so existe um objeto(objeto singular)seja poque so existe uma pessoa que atenda as necessidades da administração (ofertante único ou exclusivo).

    Dispensada-a administração está obrigada a dispensar a licitação,por determinação da propria lei.(vinculada)

    Dispensavel- e aquela na qual a administração, mesmo ocorrendo a hipótese legal,goza pela liberdade de de liberar pela sua realização ou não (discricionaria).

  • EXISTEM 3 TIPOS DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

    Dispensada- Tudo que for de enda ou alienação.

    Inexígiível- 3 situação, setor artístico, fornecedor exclusivo, profissional notória especialização.

    Dispensável-ex: calmidade e aquisição ou restauração.

  • de fuder

  • Gabarito C

    • Dispensável → contratando ou adquirindo → entrada;
    • Dispensada → desfazendo ou alienando → saída.

    Fonte: comentários de colegas QC e Focus Concursos

  • O comando da questão diz: "...para a alienação de bens imóveis, nos casos de venda a outro órgão ou entidade da administração pública..."

    Trata-se da licitação feita por um órgão que pretende "vender, dar saída, alienar" para outro órgão.

    Uma licitação será dispensada pulará a etapa do procedimento licitatório, no caso de alienação de bens móveis e imóveis.

    Uma licitação será dispensável quando a Administração Pública tiver discricionariedade para tal.