SóProvas


ID
4029265
Banca
IBADE
Órgão
CBM-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As ligas camponesas formavam um movimento de luta pelos direitos do trabalhador rural no Brasil a partir de 1954. Na Paraíba, deve-se destacar, neste movimento, a participação de João Pedro Teixeira como:

Alternativas
Comentários
  • João Pedro Teixeira nasceu no dia 4 de março de 1918, em Pilõezinhos - que na época era um distrito do Município de Guarabira na Paraíba. João Pedro pode ser considerado um ícone histórico devido à sua liderança nas ligas camponesas de Sapé, na Paraíba, e é um símbolo de resistência à criminalização dos protestos populares no campo, que aconteceram no período pré-golpe de 64. Defendia os direitos dos trabalhadores rurais paraibanos.

  • A Liga Camponesa de Sapé surgiu na Paraíba no final da década de 1950, como uma tentativa de conscientização dos camponeses a se organizarem, para que unidos pudessem lutar contra os excessos abusivos praticados pelos proprietários de terra ao homem e mulher do campo. A princípio, se constitui como associação de caráter beneficente, cujo objetivo era auxiliar os camponeses em defesa dos seus direitos trabalhistas; dando lhe assistência jurídica, médica e educacional. Posteriormente, acabou se tornando símbolo de movimento de resistência, levando outras cidades do estado aderirem as Ligas Camponesas, como forma de reivindicarem por melhores condições de trabalho no campo.

  • João Pedro Teixeira Foi o líder-fundador da primeira liga camponesa na Paraíba, fundada no Município de , que tinha a denominação oficial de "Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Sapé" e chegou a contar com mais de sete mil sócios. João Pedro era um grande líder local, e antes de sua morte enfrentava um confronto acerca dos processos legais do sítio Antas do Sono, cuja cessão provisória havia sido oferecida por seu sogro, e logo depois vendido a Antônio José Tavares.

  • João Pedro Teixeira foi um ativista das ligas camponesas de Sapé, considerado um símbolo de resistência à criminalização dos protestos populares no campo antes do golpe civil-militar de 1964.

  • Defensor do trabalhador rural