SóProvas


ID
402973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de aspectos relacionados aos procedimentos de enfermagem.

Os cuidados com úlcera de pressão em estágio II envolvem o debridamento, a limpeza e a aplicação de curativo. O debridamento deve ser feito na presença de tecido de granulação; para a limpeza utiliza-se soro morno e a cobertura pode ser feita com placa de hidrocoloide.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    NO ESTÁGIO II, há perda da espessura dérmica.
    A pele já está perdendo sua espessura, manifestando abrasão, bolha ou cratera superficial
    Apresenta-se como úlcera superficial com leito de coloração vermelho pálida, sem esfacelo.
    Pode apresenta-ser ainda como uma bolha (preenchida com exsudato seroso),intacta ou aberta, rompida.
    Interessante observar que a questão refere que há necessidade de ser realizado desbridamento na ferida com tecido de granulação. NAO!! Este é o tecido novo,  é o tecido que é rico em colágeno, fibroblastos e vasos sanguíneos novos.
  • Úlceras de pressão são definidas como úlceras resultantes da ação da pressão contínua sobre uma proeminência óssea. Tradicionalmente, os termos escara e úlcera de decúbito são utilizados de maneira errada em referência às úlceras de pressão. O termo escara se refere à necrose tecidual, podendo estar presente ou não sobre as úlceras de pressão em fases iniciais e antes de qualquer procedimento de limpeza cirúrgica. Úlceras de decúbito (do latim decumbere) são aquelas desenvolvidas com o paciente deitado, fato que não se aplica, por exemplo, às ulceras isquiáticas. 


    Grau/Estágio Descrição 1 Eritema mantido por mais de 1 hora após alívio da pressão 2 Bolha/ruptura da derme 3 Destruição de tecido celular subcutâneo/músculo 4 Envolvimento ósseo/articular Inclassificável Presença de escara/tecido necrótico sobre a úlcera. Reavaliação após desbridamento  
  • O tecido de granulação jamais deverá ser desbridado !
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO