SóProvas


ID
4031128
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A alteração mais comum da tireoide consiste, basicamente, em aumento de volume (bócio). Os pacientes que sofrem de bócio são predominantemente eutireoideos (bócio simples), mas podem ser hipertireoideos (bócio nodular tóxico ou doença de Graves) ou hipotireoideos (bócio atóxico e tireoidite de Hashimoto). Em geral, a formação de bócio consiste no aumento compensatório da glândula tireoide mediado pelo TSH. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) No hipotireoidismo primário, o TSH encontra-se elevado e deve ser confirmado pela redução do T4 livre e T4 total.

( ) O hipotireoidismo secundário pode ser causado por disfunção hipotalâmica e se caracteriza por TSH matinal baixo.

( ) O T4 livre é produzido primariamente nos tecidos periféricos (músculos e fígado) a partir da tri-iodotironina (T3).

( ) A determinação da calcitonina pode ser utilizada no rastreamento e diagnóstico de carcinoma medular da tireoide em grupos de alto risco.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    É o T4 que dar origem ao T3, e não o contrário.

    O hormônio TSH é responsável pelo estímulo da produção de T4, principalmente, que é metabolizada no fígado com o objetivo de dar origem à sua forma mais ativa, o T3. Apesar da maior parte de T3 ser derivada do T4, a tireoide também produz esse hormônio, mas em menores quantidades.

  •  "O hipotireoidismo secundário pode ser causado por disfunção hipotalâmica e se caracteriza por TSH matinal baixo." Quando a deficiência é hipotalâmica não é classificado como hipotireoidismo terciário? Se fosse secundário a deficiência seria na hipófise anterior.