SóProvas


ID
403513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma parede de vidro separa uma sala em dois ambientes que se encontram em temperaturas diferentes, ambos idealmente isolados do meio externo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.

A condutividade e a capacidade térmica da parede de vidro são determinantes para se calcular a velocidade com que o equilíbrio de temperatura é alcançado.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o que vai ser mais determinante para a velocidade de equilíbrio térmico é o que há nesses ambientes. Por exemplo, um líquido viscoso ou um sólido com condutividade baixa poderão retardar o equilíbrio térmico, apesar de condutividade e capacidade térmica do vidro baixas.

     

    Alguém concorda com o raciocínio?

  • Arthur vc está certo...

    A condutividade e a capacidade térmica da parede de vidro são determinantes para se calcular a velocidade com que o equilíbrio de temperatura é alcançado.

    A condutividade térmica da parede de vidro e a capacidade térmica do ar interior às duas salas são determinantes para se calcular a velocidade com que o equilíbrio de temperatura é alcançado.

    q = -Kvidro * A * dT/dx

    Q = Csala * deltaT

  • Seu comentário foi excepcional, Thales!

  • Eu pensei também que dependeria da espessura do vidro. Uma parede com vidro de condutividade K e espessura 5x retardaria bastante o equilíbrio térmico em comparação com uma parede do mesmo vidro com espessura x.

  • A transferência de calor ocorre principalmente por radiação, mas a condução e a convecção também seriam um fator a se levar em conta.