SóProvas


ID
403522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma parede de vidro separa uma sala em dois ambientes que se encontram em temperaturas diferentes, ambos idealmente isolados do meio externo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.

Se, no lugar de uma parede de vidro, fossem colocadas duas paredes de vidro paralelas bem próximas (afastadas de 5 mm, por exemplo), o fluxo de calor seria reduzido à metade.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver a questão ficou um tiquinho confusa, pois não disse o que ficava entre as paredes de vidro... ar? vácuo? Além do mais, não se se a questão depende de outra assertiva, mas só por essa questão aí e o s dados nela contidos não tem como saber se é a metade, um décimo... porque não tem o referencial... reduzir a metade de quanto?!

  • Só seria a metade se não houvesse espaço entre as divisórias de vidro. Havendo espaço, o fluxo de calor será necessariamente inferior à metade.

  • Concordo com @Nícolas.

    Quanto à redução, acredito que a banca avaliou apenas por meio da Lei de Fourier, em que, se dobrássemos a espessura da parede (colocando duas iguais juntas), reduzir-se-ía pela metade o fluxo de calor.

    Bons estudos!

  • A partir do momento que a questão fala que são colocadas duas paredes de vidro com um certo afastamento entre elas, não podemos afirma que será reduzido pela metade porque não envolve somente transferência de calor por condução. Logo entra a transferência de calor por convecção.