SóProvas


ID
4036447
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“(...) O candidato a salvador chamava-se Fernando Collor e era governador de Alagoas. (...) pretendia ganhar as eleições batendo duro em Sarney e liderando uma cruzada moralizadora contra o empreguismo e as distorções salariais do funcionalismo público (...) – os ‘marajás’, como ele dizia. (...) muita gente se encantou com sua panaceia: ia modernizar o país, acabar com a corrupção e botar o funcionalismo para trabalhar. (...)”

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 491.

Para grande parte dos eleitores que elegeram Fernando Collor, de acordo com o texto, ele era indicado para ser presidente porque

Alternativas
Comentários
  • B) prometia salvar o país, moralizando o comportamento dos governantes e eliminando das contas públicas os altos salários dos marajás.

    Collor foi o primeiro presidente eleito através de eleições diretas para presidente após a ditadura, cabe ressaltar também que a eleição teve 2 turnos

     →Assumiu com o slogam de "caçador de marajás".

     →Zélia Cardoso de Mello fez a front do Plano Collor, tanto o 1 quanto o 2. Ambos não deram certo.

     → PIB diminuiu, muitas pequenas empresas quebraram.

     → Retenção das poupanças com mais de 50k que ele prometeu devolver o dinheiro em 18 vezes, muitos não receberam.

     →Em seu terceiro ano de governo foi acusado de gastar dinheiro público pelo seu irmão e renunciou antes de ser deposto.

  • Ao meu ver, a alternativa A não está errada, visto que, realmente Collor ostentava sua juventude em sua campanha, o qual fazia corridas com shorts curtos (o que na época era bem safadinho, vamos assim dizer rsrsrs), andando de jet, dentre outros.

  • o jovem caçador de marajás

  • era uma versão do paulo guedes.

  • "O povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la".

  • GABARITO: B.

    Para grande parte dos eleitores que elegeram Fernando Collor, de acordo com o texto, ele era indicado para ser presidente porque prometia salvar o país, moralizando o comportamento dos governantes e eliminando das contas públicas os altos salários dos marajás.

    "...pretendia ganhar as eleições batendo duro em Sarney e liderando uma cruzada moralizadora contra o empreguismo e as distorções salariais do funcionalismo público, sobretudo de quem aumentava o salário por meio de manobras burocráticas - os 'marajás', como ele dizia. Collor alardeava ter pressa em mudar o Brasil [...]"

    (Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 491.)

    Leiam a bibliografia que está no Edital, povoooo!

    Bons estudos! (=

    @gabig19