SóProvas


ID
4037785
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação aos casos de dengue, assinalando a seguir a opção correta.

( ) A definição de caso confirmado de dengue clássico acontece quando o caso suspeito é confirmado laboratorialmente. Durante uma epidemia, a confirmação pode ser feita pelo critério clínico-epidemiológico, exceto nos primeiros casos da área, os quais deverão ter confirmação laboratorial.

( ) Quando a prova do laço é positiva ou há manifestação hemorrágica espontânea, ausência de sinais de alarme e hemorragia normal têm-se como conduta a hidratação oral supervisionada ou parenteral.

( ) A febre hemorrágica da dengue é classificada em Grau II quando há colapso circulatório com pulso fraco e rápido, estreitamento da pressão arterial, pele pegajosa e fria e inquietação.

( ) O diagnóstico laboratorial específico deve ser realizado até o quinto dia do início dos sintomas, tendo por objetivo identificar o patógeno e monitorar o sorotipo viral circulante.

Alternativas
Comentários
  • (V)

    (F) Uma palavra errada que para quem não estudou direito faz toda diferença!!! Quando a prova do laço é positiva ou há manifestação hemorrágica espontânea, ausência de sinais de alarme e hemorragia normal têm-se como conduta a hidratação oral supervisionada ou parenteral. A palavra correta seria hemograma.

    Nesse caso está caracterizado como GRUPO B, portanto a conduta será hidratação oral, antitérmicos e analgésicos.

    Logo a hidratação oral supervisionada ou parenteral se caracteriza como GRUPO B se hematócrito aumentado acima de 10% do valor basal ou, na ausência desse, com os seguintes valores: crianças > 42%; mulheres > 44%; homens > 50% e/ ou plaquetopenia < 50.000 céls/mm3.

    Conduta: Hidratação oral supervisionada ou parenteral, antitérmicos e analgésicos, reavaliação clínica e de hematócritos após hidratação.

    (F) Grau III – colapso circulatório com pulso fraco e rápido, diminuição da pressão arterial ou hipotensão, pele pegajosa e fria e inquietação;

    (V) Específico – virológico:  tem por objetivo identificar o patogeno e Monitorar o sorotipo viral circulante. Para realização da técnica de isolamento viral e reação em cadeia da polimerase (PCR), a coleta do sangue deve ser realizada ate o quinto dia do inicio dos sintomas.

    OBS: Não Confundir com Sorologia ou hemograma, todos são laboratoriais inclusive o virológico.

    Sorológico: a sorologia e utilizada para detecção de anticorpos antidengue e deve ser solicitada a partir do sexto dia do inicio dos sintomas.

    Inespecífico – hemograma completo: recomendado para todos os pacientes com Dengue, em especial para aqueles que se enquadrem nas seguintes situações: lactentes (menores de 2 anos), gestantes, adultos com idade acima de 65 anos, com hipertensão arterial ou outras doenças cardiovasculares graves, diabetes mellitus, DPOC, doenças hematológicas crônicas (principalmente anemia falciforme), doença renal crônica, doença ácido-péptica e doenças autoimunes; coleta no mesmo dia e resultado em ate 24 horas.

    Referência: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/biblioteca/1742/dengue.htm