SóProvas


ID
4038523
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FAME
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1979, no processo de abertura política no Brasil, foi editada a nova Lei Orgânica dos Partidos, que resultou no fim do bipartidarismo no país.

Assinale a alternativa que apresenta a alteração decorrente da nova Lei Orgânica dos Partidos.

Alternativas
Comentários
  • A iniciativa do presidente João Figueiredo de acabar com o bipartidarismo (que vigorava desde 1965, com a promulgação do AI-2) foi uma tentativa de dividir a oposição. Isso garantiria a vitória nas eleições de 1982 dos aliados ao regime militar, pois todos os antigos membros da Arena iriam para um único novo partido, enquanto os membros do MDB (que tinham em comum apenas a oposição ao regime) se dividiriam em várias agremiações.

    Assim, com o fim do bipartidarismo, os parlamentares da Arena migraram para o Partido Democrático Social (PDS) e o MDB transformou-se no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sob a liderança de Ulysses Guimarães. Parte dos parlamentares da oposição abandonou a legenda e criou novos partidos. Ressurgiu o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) - que reuniu setores do antigo trabalhismo liderados por Ivete Vargas - e foram criados o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que também reivindicava a herança do trabalhismo getulista, e o Partido dos Trabalhadores (PT).