SóProvas


ID
4043677
Banca
PROGESP- UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao processo de unificação da malha urbana de duas ou mais cidades em consequência de seu crescimento geográfico damos o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Conurbação é a união de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.

    Gabarito letra E

  • Gab: E

    Rede urbana

    A rede urbana é a malha de cidades de um país. A rede urbana de um país possui cidades posicionadas em diferentes escalas de uma hierarquia de cidades que pode ir desde cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, até cidades médias e pequenas.

    Regionalização

    Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.

    Territorialização

    Territorialização é um conceito bio-geográfico de significados distintos em diferentes escolas teóricas da Antropologia, Biologia e Geografia. O termo está geralmente relacionado a formas de organização e reorganização social, modos distintos de percepção, ordenamento, reordenamento em termos de relações com o espaço.

    Metropolização

    Metropolização é um fenômeno urbano que ocorre quando uma cidade se desenvolve muito, exercendo influências nas cidades vizinhas. É um processo recorrente no Brasil, que está entre os países mais populosos do mundo.

    Conurbação

    Conurbação é a união de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação. 

    Fonte: Wikipédia

  • CONURBAÇÃO

    Conjunto de cidades (centros urbanos)

  • No Brasil, o processo de conurbação das cidades é considerado recente, uma vez que estamos falando de um país com industrialização e urbanização tardias. Assim, as primeiras cidades conurbadas (Rio de Janeiro e São Paulo) surgiram na década de 1950 e 1970. Alguns exemplos de cidades brasileiras que passaram pelo processo de conurbação são Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba (na verdade, praticamente todas as capitais do país são conurbadas com outras cidades), além de Londrina (PR), Campinas (SP).