SóProvas


ID
4044916
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Alumínio - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente masculino, 48 anos, fumante há 35 anos, com relato de consumo de 30 cigarros/dia, portador da síndrome de dependência do álcool, está internado com diagnóstico de varizes esofágicas. No quarto dia de internação, após constatar-se que o paciente apresentava inquietação, confusão mental, alucinações, medo infundado e ideação paranoide, o enfermeiro solicitou a presença da equipe médica, suspeitando de se tratar de um quadro de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A Síndrome de Abstinência Alcóolica (SAA) é um estigma da Síndrome de Dependência Alcoólica (SDA) (Bertolote, 1997), sendo um indicador da existência de dependência, sinalizando consumo crônico e abusivo. É desencadeada quando o indivíduo diminui ou cessa a ingestão de álcool abruptamente (Scivoletto & Andrade, 1997).

    Os sinais e sintomas mais comuns da SAA são agitação, ansiedade, alterações de humor (irritabilidade, disforia), tremores, náuseas, vômitos, taquicardia, hipertensão arterial, entre outros. Podendo evoluir com complicações como alucinações, Delirium Tremens (DT) e convulsões e óbito.

    Cerca de 5% dos pacientes evoluem para SAA grave nas 48 horas seguintes à interrupção e destes, 3% podem evolui para delirium tremens após 72 horas ou apresentar convulsões (cerca de 10 a 15% das SAA).

    Fonte: http://www.fhemig.mg.gov.br/index.php?preview=1&option=com_dropfiles&format=&task=frontfile.download&catid=1394&id=14345&Itemid=1000000000000