- ID
- 4052515
- Banca
- UEM
- Órgão
- UEM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Não definido
“Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o
equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os
românticos vieram desequilibrar a balança. Eles
buscaram maior liberdade de forma e de concepção em
sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua
emoção (...)” (BENNETT, R. Uma breve história da
música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p.
57). “Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica
aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, a
natureza, relegada a pano de fundo nas cenas
aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância.
Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora
agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um
dinamismo equivalente às emoções humanas.”
(SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed.
São Paulo: Ática, 2007, p. 175). Dentro do panorama
apresentado pelos trechos acima, assinale o que for
correto.
Na pintura de Goya, Delacroix e de outros pintores
românticos, o dinamismo e a sugestão de agitação
negados pelos neoclássicos são resgatados. A
valorização da cor e dos contrastes são tentativas de
produzir efeitos de dramaticidade mais proeminentes
que no período anterior.