SóProvas


ID
4055692
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em crianças, a síndrome da apneia obstrutiva do sono é um distúrbio da respiração que ocorre durante o sono e é caracterizada por prolongados períodos de obstrução parcial das vias aéreas e/ou por episódios intermitentes de obstrução completa das vias aéreas superiores, o que interfere na ventilação e nos padrões normais de sono. Difere em relação ao quadro visto em adultos no que diz respeito à sua fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Além da hipertrofia adenotonsilar, malformações craniofaciais, algumas síndromes genéticas, doenças neurológicas, dentre outras, estão associadas com uma maior prevalência de síndrome da apneia obstrutiva do sono.

( ) Desconforto respiratório, agitação, sudorese profusa e ronco habitual (≥ 4 noites/semana) são sinais e sintomas relacionados à síndrome da apneia obstrutiva do sono em crianças.

( ) A polissonografia realizada em laboratório do sono é o exame padrão, tanto para o estabelecimento do diagnóstico quanto para o controle do tratamento, quando indicado.

( ) Diferentemente do adulto, o tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono na criança é, uma vez identificada a presença de hipertrofia de adenoide e/ou de amígdalas, até o momento, cirúrgico. Entretanto, é fundamental o acompanhamento do paciente após a cirurgia, uma vez que a recorrência de obstrução pode ocorrer.


A sequência está correta em

Alternativas