As perfurações do septo nasal são achados ocasionais no exame otorrinolaringológico. A maioria dos pacientes são assintomáticos, sendo estimado que, aproximadamente, dois terços das pessoas acometidas não apresentam queixa nasal. A ausência de sintomas relaciona-se diretamente ao tamanho da perfuração e à sua localização no septo nasal. Em relação à perfuração do septo nasal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As perfurações acontecem por injúria à cartilagem septal causada pela perda da integridade do mucopericôndrio que a reveste, com interrupção do aporte sanguíneo e consequente necrose.
( ) As causas iatrogênicas e traumáticas são as mais prevalentes e ocorrem após cirurgias de septoplastia, cauterizações septais, radioterapia e tamponamentos nasais prolongados.
( ) O uso crônico de inalantes irritativos como descongestionantes nasais e cocaína podem levar à necrose da cartilagem pelo efeito vasoconstritor local, com consequente isquemia, e também pelo próprio componente cáustico presente em algumas de suas composições.
A sequência está correta em