às mãos da frota portuguesa. Esta atacou em nome de Deus e da pátria. Essa primeira tentativa protestante de colonizar o Brasil nos deixou uma confissão de fé (Confessio Fluminense) escrita por Jean du Bordel em resposta a um questionário preparado sob pressão, em 12 horas, em 1558.
Esta primeira confissão protestante produzida nas Américas foi selada com sangue dos calvinistas (huguenotes) mortos por Villegaignon.
· Os calvinistas holandeses (1630-1654). Quase 100 anos mais tarde, após a experiência francesa no Rio de Janeiro, os holandeses tentaram fundar uma colônia no nordeste do Brasil. Fundaram em 1630 em Pernambuco, a colônia cresceu rapidamente. Cerca de 1641, os holandeses dominavam a área, desde o Maranhão até Sergipe. Ao contrário de Villegaignon, o governador-geral holandês era um calvinista convicto. Como acontecia na Península Ibérica, os pastores seguiam os soldados para ministrar tanto às suas necessidades como para converter o povo que vivia na região, levando-o à verdadeira fé. Escolas e missionários foram colocados em pontos estratégicos a fim de alcançar os ameríndios; apesar disso, poucos dentre eles foram convertidos. Um número ainda menor dos habitantes locais aceitou o evangelho calvinista.
fonte: http://evangelistamariano.blogspot.com/2009/09/chegada-do-cristianismo-no-brasil.html