SóProvas


ID
405616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um cão maltês de 11 anos de idade, não castrado, tem
demonstrado comportamento anormal nos últimos 2 meses. Segundo
o proprietário, apesar de ter bom apetite, o animal perdeu peso nas
últimas semanas. Além disso, tem ingerido água fora do normal. Ao ser
examinado, foi observado que o animal apresentava início de catarata
e hálito adocicado.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O animal apresenta um quadro típico de diabetes insípida.

Alternativas
Comentários
  • lipidose hepática!

  • diabetes melittus

  • O(a) diabetes insípido(a) (DI. Em latim, diabetes insipidus)1 é uma doença caracterizada pela sede pronunciada e pela excreção de grandes quantidades de urina muito diluída. Esta diluição não diminui quando a ingestão de líquidos é reduzida. Isto denota a incapacidade renal de concentrar a urina. A DI é ocasionada pela deficiência do hormônio antidiurético (vasopressina) ou pela insensibilidade dos rins a este hormônio.


    Ou seja, não tem relação alguma com a glicose, dessa forma tratando-se de uma Diabetes Melittus, pois o hálito adocicado é sua característica.

  • Diabete insípido é uma doença rara em cães (RIJNBERK, 2004), que leva a uma alteração no mecanismo de excreção e retenção da água, cursando com poliúria, polidipsia e baixa densidade urinária. Pode ser causado pela secreção ou síntese deficiente do hormônio antidiurético (ADH) ou pela incapacidade tubular renal em responder a esse hormônio (CHASTAIN & GANJAM, 1986; RIJNBERK, 2004). 

    Diabetes mellitus é uma endocrinopatia bastante frequente na espécie felina (NELSON, 2010), caracterizada por um distúrbio pancreático relacionado à deficiência absoluta ou relativa de insulina. Seu diagnóstico baseia-se na sintomatologia clínica, na comprovação da hiperglicemia de jejum e glicosúria. O tratamento compreende administração de insulina exógena, fármacos hipoglicemiantes orais e controle de enfermidades potencialmente causadoras de resistência insulínica