SóProvas


ID
4056424
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Guaratinguetá - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A divisão política e administrativa do Brasil nem sempre foi a mesma. Do século XVI ao século XX, o país teve diversos arcabouços político-administrativos, a saber: as Donatarias, as Capitanias Hereditárias, as Províncias e finalmente os Estados, os Distritos e os Municípios. Diante desse pressuposto assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Em consequência das transformações havidas no espaço brasileiro, no decorrer do século XIX, uma nova divisão em macrorregiões foi elaborada em 1960, com a fundação da nova Capital da República (Brasília), definindo as Regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que permanecem em vigor até o momento. incorreta pois, última reformulação da divisão territorial aconteceu em 1990.trecho da pesquisa; Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco

  • A - Errada pq ocorreu em 1970 e não em 1960!

    B - CERTO!

    C - Errada pq foram 15 capitanias e pq foram extintas em 1821.

    D - Errada pq "apesar dos Territórios Federais integrarem a União, eles não podem ser considerados entes da federação, logo não fazem parte da organização político-administrativa, não dispõem de autonomia política e não integram o Estado Federal. São meras descentralizações administrativo-territoriais pertencentes à União"

    E - Óbvio