SóProvas


ID
4058281
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das relações de poder no Brasil colonial, considere as afirmativas a seguir.

I → A primeira tentativa da Coroa portuguesa em centralizar o poder na colônia foi a criação do Governo Geral em Salvador.

II → A instalação de feitorias foi um instrumento do poder institucional português para a ocupação das terras e exploração da mineração pelo interior do território.

III → O poder português não atingia áreas remotas do território colonial, o que reforçava o poder privado dos grandes senhores de terras e escravos.

IV → A Igreja Católica, por intermédio da Companhia de Jesus, atuou a favor da colonização, catequizando e incutindo nos indígenas as normas de conduta cristã.

Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Análise das alternativas:

    I - Correto. Tomé de Sousa foi nomeado o primeiro governador-geral do Brasil Colônia, sendo responsável por asfixiar a descentralização que se encontrava a sociedade política do atual Brasil.

    II - Incorreto. As feitorias não asseguravam a segurança em níveis satisfatórios, tanto que o Brasil sofreu invasões de corsários franceses ao longo do tempo. As feitorias eram pontos estratégicos, ainda pautados numa visão para as rotas orientais.

    III - Correto. O governo distante das terras brasileiras impossibilitava uma efetiva administração. Esses resquícios estão presentes até hoje, basta perceber a alta concentração fundiária.

    IV - Correto. O processo de aculturação das sociedades já existentes aqui foi alavancado pela influência da doutrina católica, que não condenava (diretamente) a escravização africana.

    Gab: E

    EsPCEx 2022