SóProvas


ID
4062793
Banca
Instituto Coelho Neto
Órgão
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São características da urbanização brasileira, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A urbanização Brasileira ocorreu de forma intensa em meados de 1950, principalmente na era JK com a construção de Brasília.

  • A urbanização brasileira começou por volta de 1930 no governo de Vargas quando deu-se início ao processo de industrialização.

  • gabarito letra C

    A) Teve como principal fator o êxodo rural devido à concentração fundiária e mecanização agrícola.➡ certo, fator repulsivo do campo

    B) Revela o processo excludente da modernização econômica do país. ➡ certo, pouca modernidade que temos está concentrada em algumas cidades, o que favoreceu a concentração populacional

    C) A urbanização do Brasil ocorreu na época colonial, em um processo essencialmente concentrador. ➡ errado, ocorreu a partir da década de 50

    D) É um processo associado a industrialização. ➡ certo, fator atrativo para a cidade.

    E) É baseado no crescimento acelerado de algumas cidades, ocorrendo o fenômeno da conurbação. ➡ certo, conurbação é a unificação de duas ou mias malhas urbanas.

    bons estudos

  • Avante PMPR!

  • A urbanização é um processo recente no Brasil. A integração econômica do território brasileiro, a partir da década de 1930, acelerou o processo de urbanização. Em 1950, quase dois terços dos brasileiros habitavam o meio rural, mas, 20 anos depois, a população urbana já era maioria. Foi em 1965 que a população urbana superou a população rural no Brasil. Em 2010, 84% habitavam o meio urbano.

    A acelerada urbanização brasileira correspondeu ao período de intensa industrialização, principalmente na região Sudeste, ocorrido após a Segunda Guerra Mundial. O processo de urbanização brasileira apoiou-se, essencialmente, no êxodo rural, associado a dois condicionantes que se interligam: a repulsão da força de trabalho do campo e a atração dessa força de trabalho para as cidades. A urbanização brasileira também foi essencialmente concentradora. Em 1950, o Brasil tinha três cidades de grande porte: apenas Rio de Janeiro, São Paulo e Recife abrigavam mais de 500 mil habitantes. Em 2000, nada menos que 31 cidades já tinham ultrapassado essa marca, número que chegou a 38 em 2010.

    Fonte: Estratégia Concursos