- ID
- 4066330
- Banca
- FAG
- Órgão
- FAG
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Não definido
1-BAIXA OFERTA
2- ESTADOS UNIDOS
3- AJUSTE FISCAL
4- PREÇO DOS IMPORTADOS
5-EXPORTAÇÕES
6-INFLAÇÃO
(.....) Quanto mais alto o dólar, melhor, os produtos ficam mais baratos lá fora e vendem mais. Porém, no caso do Brasil, os números da balança comercial mostram que não tem sido fácil vender produtos do Brasil no exterior, mesmo com o câmbio favorável. Os entraves estão na baixa produtividade dos trabalhadores brasileiros e na alta carga tributária, que encarece os produtos.
(.....) A alta no preço dos produtos entra no cálculo, que aumenta e, por sua vez, impacta no reajuste da maior parte dos preços no país. "O consumidor perde feio. [...] Para o cidadão comum, a percepção é que se está ficando mais pobre", diz Fabio Kanczuk, da FEA-USP.
(.....) Quando estrangeiros fazem investimentos ou compram ações e títulos no Brasil, eles trazem dólares ao país, que aqui é trocado por reais. Com um cenário de insegurança sobre o futuro da economia – como no caso do Brasil, que tem adotado medidas para tentar equilibrar as contas públicas – os investidores deixam de trazer seus dólares para o país.
(.....) O efeito mais imediato da alta do dólar para o consumidor é o aumento do preço de produtos importados ou fabricados com insumos de outros países.
(.....) A economia americana é considerada de risco zero: ou seja, quem investe lá não corre risco de perder – embora os ganhos sejam poucos por conta dos juros quase em zero. Porém, caso haja aumento de juros, os investidores passarão a ter possibilidade de ganho investindo na economia mais segura do mundo.
(.....) Sem ele, a capacidade do país de atrair capital estrangeiro fica ainda mais difícil, já que aumenta o risco de "calote" para os investidores
Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.