SóProvas


ID
4070395
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a política econômica do primeiro governo do regime militar brasileiro, analise as seguintes proposições:


I - Castelo Branco reduziu o índice da inflação para menos de 10% ao ano e alavancou o PIB e a taxa de investimentos. Adotou uma política desenvolvimentista baseada no Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), elaborado pela Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL.

II - Castelo Branco diminuiu o ritmo das obras públicas, cortou subsídios, dificultou o crédito e aumentou o número de falências e concordatas. Estimulou o crescimento do Produto Nacional Bruto, dando incentivos fiscais, de crédito e cambiais aos setores exportadores e fez aprovar a lei de remessas de lucro.

III - Contrapondo-se ao governo João Goulart, deposto pelo golpe de 1964, Castelo Branco reeditou a estabilidade no emprego e extinguiu o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Assim, conseguiu diminuir a inflação e o custo de vida, já que o desemprego e a capacidade ociosa das indústrias diminuíram.

IV - A construção civil e a indústria de bens de consumo duráveis eram os setores mais dinâmicos da economia. A pecuária e a agricultura de exportação expandiram-se. Já os bens de consumo não-duráveis, destinados à população de baixa renda, tiveram crescimento reduzido ou negativo.


Estão corretas apenas as proposições:

Alternativas
Comentários
  • Q QUESTÃO DELICINHA VIU, PRA REVISAR MEXXXXMOOOO.

    BORA LA!

    GABA: C

    Durante o governo de Castelo Branco foi implementado o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) com o objetivo de corrigir graves erros da economia brasileira, tais como a desordem tributária e fiscal e as brechas no sistema financeiro. Dessa forma, a PAEG implementou um rigoroso ajuste das contas públicas que contribuiu para a queda da  e para o superávit do governo a partir do corte de gastos (presente no ) e uma abrangente reforma tributária que racionalizou a cobrança de impostos e elevou a arrecadação pública. Essas medidas resultaram na elevação da carga tributária, por um lado, mas também levaram a redução do déficit fiscal brasileiro que, ao final do Governo Castelo Branco era cerca de 4 vezes menor.

    CASTELLO BRANCO NÃO EXTINGUIU O FGTS, COMO A ASSERTIVA III NOS TRAZ.

    BONS ESTUDOS!