SóProvas


ID
4071148
Banca
FADBA
Órgão
Fadba
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Computador ainda não entrou na sala de aula brasileira


Levantamento nacional mostra que só 4% das escolas públicas nacionais contam com uma máquina em sala de aula.

Para a escola pública brasileira, a tecnologia ainda é um desafio. Essa é a conclusão de pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) que aponta que 100% das unidades possuem ao menos um computador e 92% delas têm acesso à internet. No entanto, apenas 4% possuem computadores instalados em sala de aula (88% instalaram a máquina na sala da coordenação) e 81% das unidades contam com laboratório de informática.

As escolas apresentam em média 23 computadores instalados, sendo 18 em funcionamento, a cada 800 alunos matriculados. Cerca de 50% das instituições afirmam ter uma pessoa contratada para trabalhar especificamente com a internet. Uma pesquisa divulgada há pouco pela OCDE, organização que reúne os países mais desenvolvidos do mundo, aponta que o Brasil possui a terceira pior taxa de computador por aluno.

A pesquisa revela que 18% dos professores usam internet na sala de aula. Em geral, são jovens e habituados a se relacionar com essa tecnologia fora do ambiente escolar. Escolas públicas localizadas na região Sul apresentam o maior índice de utilização das tecnologias pelo professor em atividades com alunos. Um exemplo é a atividade de “pesquisa de informações utilizando o computador e a internet”, praticada por 56% dos professores do Sul, enquanto o percentual do Brasil é de 44%.

A principal limitação para maior uso das tecnologias na escola está relacionada ao nível de conhecimento dos professores acerca dessas tecnologias. A maioria deles (64%) concorda que os alunos sabem mais sobre computador e internet do que os docentes.

Para 75%, a principal fonte de apoio para o desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas são os contatos informais com outros educadores. Na perspectiva do docente, ele depende principalmente de sua motivação pessoal e da ajuda dos colegas para desenvolver habilidades no uso de computador e da web.

Devido ao baixo envolvimento do professor com as tecnologias, as atividades que tomam mais tempo do professor - como aula expositiva, interpretação de texto e exercícios práticos e de fixação do conteúdo- utilizam muito pouco o computador e a internet. A rotina das salas de aula se apoia em práticas que mantêm o professor como figura central.

Na pesquisa amostral, foram estudadas 497 escolas públicas municipais e estaduais urbanas do país. Participaram do estudo 4.987 alunos, 1.541 professores, 428 coordenadores e 497 diretores de escolas. O objetivo da pesquisa foi identificar o uso e a apropriação da internet banda larga nas escolas públicas urbanas do país.
(veja.abril.com.br/)

Numere os parênteses, obedecendo a seguinte convenção:


1. Barroco

2. Arcadismo

3. Romantismo


( ) Exacerbação do sentimento, envolto numa visão de amor idealista.

( ) Visão dualista do universo, refletida numa linguagem essencialmente antitética.

( ) Expressão constante e quase monótona da fugacidade da vida.

( ) Ênfase na incorrespondência amorosa das tiranas donzelas.

( ) Sobre a exaltação da beleza feminina, superior aos elementos da natureza.



De cima para baixo, a resposta é:

Alternativas
Comentários
  • Questão meio estranha, mas segui assim:

    Exacerbar os sentimentos: presente no Romantismo, em especial na Segunda Fase / Geração, conhecida por Mal do Século

    Visão dualística: Barroco. Lembrar que o Barroco está inserido no contexto do século XVII e a Contrarreforma. A Igreja almejava a reconquista da influência, estando diretamente ligada com as produções de obras religiosas que demonstram medo, pavor, contrariedade, superioridade do catolicismo, pode-se dizer assim.

    Expressar-se de modo a fugir da realidade: idealizar um local perfeito para cada um, para o casal, para FUGIR (ERE) do caos que é o mundo URB (EM) ANO. Arcadismo puro.

    Ênfase na incorrespondência amorosa: confesso que fiquei duvidoso dessa, mas, pela analise das alternativas e minhas alternativas, tive que associar ao contexto árcade, embora também considere que a segunda geração do Romantismo tenha expoentes nesse contexto

    Exaltação da beleza feminina, SUPERIOR aos elementos da natureza. Um exagero, algo MUITO, GRANDIOSO, hipérboles presentes nas obras: Barroco.

    D

    EsPCEx 2022

  • Questão esta estranha mesmo , em relação a características do Barroco . Desconsiderei :3