SóProvas


ID
407164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

As avaliações fonoaudiológicas fornecem dados que possibilitam traçar todo o plano terapêutico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A base da terapia fonoaudiológica com pacientes que apresentam disfunção temporomandibular (DTM) é a terapia miofuncional. Geralmente nessa disfunção não há alteração na fala, não havendo nenhuma alteração na comunicação do paciente.

Alternativas
Comentários
  • A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação responsável pelos movimentos mandibulares, associada à ação dos músculos mastigatórios. Estes movimentos possibilitam a realização das funções estomatognáticas -- sucção, mastigação, deglutição, fala e respiração. Portanto, uma DTM pode alterar todas as funções estomatognáticas.
     
     
  • A correlação entre DTM e fala tem sido enfocada por alguns autores que apontam prejuízos na articulação da fala e na qualidade de voz. Quanto ao aspecto motor da fala, são citados movimentos de abertura mandibular restritos e desvio frequente da mandíbula para um dos lados, especialmente na produção do fone [s], correspondendo quase sempre ao lado da mastigação, da dor e/ou da ATM afetada; podendo associar-se à assimetria da musculatura mastigatória e à presença de reflexo condicionado de desvio da mandíbula no fechamento.

    FONTE: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/N3r4zksN7nc4CgWgx6sXkKh/?lang=pt