SóProvas


ID
407188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

São vários os distúrbios da comunicação que interferem no desenvolvimento geral da criança. Quando não tratados podem gerar alterações em seu aprendizado e socialização. Com relação a esses distúrbios e seu tratamento, julgue os itens seguintes.

A dislexia do desenvolvimento apresenta características como: presença de inteligência normal, ausência de deficiências cognitivas, sensoriais e motoras associadas (deficiência mental, auditiva, visual, motora ou múltipla), presença de alterações cognitivas que comprometem o uso da atenção, memória e a percepção, e persistência dos sintomas desde a infância até a idade adulta. Essa dislexia é descrita como uma alteração genético-neurológica.

Alternativas
Comentários
  • A dislexia é definida como um transtorno de aprendizagem da leitura que ocorre apesar da inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais ou neurológicos, de instrução escolar adequada, de oportunidades socioculturais suficientes; além disso, depende da existência de perturbação de aptidões cognitivas fundamentais, frequentemente de origem constitucional. Tem como características a presença de fatores neurobiológicos; alterações em habilidades cognitivas que comprometem o uso da atenção, da memória e da percepção; a persistência de sintomas desde a infância até a idade adulta. De acordo com as classificações de dislexia propostas por Ellis (1995) e Ciasca (2000).