SóProvas


ID
407224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Os distúrbios da produção da voz, denominados disfonias, podem ter caráter transitório ou permanente, dependendo do tipo de lesão ou distúrbio funcional que estejam afetando as estruturas envolvidas na emissão vocal. Com relação às disfonias, julgue os próximos itens.

A paralisia laríngea apresenta uma grande variação de sintomas dependentes principalmente do acometimento de uma ou ambas as cordas vocais e de sua posição com relação à laringe. O paciente poderá apresentar alguns sintomas ou mesmo permanecer assintomático. Na paralisia unilateral de prega vocal em posição lateral, geralmente a qualidade da voz é boa e não há alteração na deglutição.

Alternativas
Comentários
  • A paralisia unilateral das pregas vocais apresentam falta de ar, disfonia e alteração da deglutição.

  • No caso da questão acima, como a prega vocal está paralisada em posição lateral, provavelmente não haverá falta de ar, pois não irá atrapalhar a passagem do ar, mas ocorrerá dificuldade na fonação devido dificuldade na coaptação glótica e impacto na proteção das vias aéreas durante a deglutição.

  • Na paralisia unilateral, a voz pode estar rouca e soprosa, mas a via respiratória não é obstruída, pois a prega vocal normal abduz o suficiente.