SóProvas


ID
407227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Os distúrbios da produção da voz, denominados disfonias, podem ter caráter transitório ou permanente, dependendo do tipo de lesão ou distúrbio funcional que estejam afetando as estruturas envolvidas na emissão vocal. Com relação às disfonias, julgue os próximos itens.

Pacientes portadores de papilomatose laríngea recorrente (PLR) apresentam como queixa, a disfonia, a dispneia, a tosse crônica, as pneumonias recorrentes e a disfagia.

Alternativas
Comentários
  • A papilomatose laríngea recorrente (PLR) é uma doença que se caracteriza pela proliferação de papilomas no trato respiratório, em geral, múltiplos e com tendência à recorrência. A laringe é o local mais frequentemente acometido, em especial as pregas vocais, a epiglote e as pregas vestibulares. Uma vez que os papilomas desenvolvem-se nas vias aéreas, os principais sintomas englobam rouquidão, tosse crônica, dispneia, disfagia, pneumonia e outras infecções recorrentes do trato respiratório superior, sendo que esses sintomas tendem a se apresentar mais intensos em crianças, devido ao rápido desenvolvimento das lesões.

    FONTE: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33937/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Raquel%20Gregorio%20Arribada.pdf