SóProvas


ID
4072318
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao agronegócio e à mecanização do campo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O processo de modernização da agricultura no Brasil teve início a partir de meados da década de 1960, com a chamada Revolução Verde.
( ) Esse novo padrão de desenvolvimento econômico imposto pelo agronegócio ocasionou a exclusão do homem do campo da geração de emprego e a diminuição da renda, entre outros.
( ) O agronegócio no Brasil é marcado por uma heterogeneidade estrutural que beneficia uma minoria e exclui uma grande quantidade de trabalhadores.
( ) O acentuado êxodo rural provocou o aumento dos postos de trabalho e de moradia, consequentemente, da melhoria e bem-estar social nas cidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Esse novo padrão de desenvolvimento econômico imposto pelo agronegócio ocasionou a exclusão do homem do campo da geração de emprego e a diminuição da renda, entre outros. E com isso, esse processo desencadeou de certa forma uma desordem no espaço rural, decorrente do sistema capitalismo. Ficando, evidente por meio de processos históricos que a modernização da agricultura serviu para subordinar a terra ao capital. 

    O acentuado êxodo rural provocou o aumento dos postos de trabalho e de moradia, consequentemente, da melhoria e bem-estar social nas cidades.

    Gab E.

  • Segundo Graziano da Silva, no livro a Nova dinâmica da agricultura Brasileira, diz que a modernização agrícola foi conservadora e concentrada. Em primeiro lugar, manteve as velhas estruturas sociais. E foi excludente porque nem todos tiveram acesso aos benefícios advindos da revolução verde pós-1960.

  • O vídeo do professor Marcelo Saraiva comentando a questão abaixo explica bem o que é a Revolução Verde

    copia e cola lá em cima:

     → qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/ad141b07-81

  • Com a fome assolando o mundo nos períodos pós primeira e segunda guerras mundiais, 

    surgiu a necessidade de aumentar a produção de alimentos, período em que houve grandes 

    avanços nas técnicas agrícolas difundidos por todo o mundo.

    Esse período ficou conhecido como Revolução Verde, que se caracteriza pela inserção de um conjunto de inovações tecnológicas como uso de defensivos agrícolas, sementes geneticamente modificadas, fertilizantes, implementos agrícolas como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, equipamento para irrigação, etc.

    Esse processo acentuou ainda mais a concentração de terras expandindo cada vez mais os grandes latifúndios produtores de monoculturas para exportação, suprimindo as áreas naturais e acentuando as disputas no campo pelo direito à terra.

    Nesse cenário de aumento da desigualdade social é que emergem os movimentos sociais, sendo que à frente no combate à desigual distribuição de terras no Brasil está o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, que tem como principal pauta a Reforma Agrária, que se trata da redistribuição de terras improdutivas para pequenos proprietários que buscam o desenvolvimento da agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros e que não é considerada deletéria ao meio ambiente

    fonte: Geografia p/ PM-PR (Soldado) Com Videoaulas - Pós-Edital www.estrategiaconcursos.com.br 

  •       I.    Foi a Revolução Verde, a partir de meados da década de 1960, a grande responsável pelo processo de modernização da agricultura brasileira. ITEM VERDADEIRO.

           II.    Apesar das inúmeras vantagens para o consumidor, porém, acadêmicos apontam que esse novo padrão de desenvolvimento econômico gerou desemprego para o homem do campo e a diminuição da renda deste trabalhador. ITEM VERDADEIRO.

         III.    Desde o Brasil Colônia, até hoje, a estrutura fundiária brasileira é caracterizada por uma heterogeneidade estrutural que beneficia uma minoria e exclui uma grande quantidade de trabalhadores. ITEM VERDADEIRO.

         IV.    O acentuado êxodo rural provocou o aumento pela demanda de postos de trabalho e de moradia, causando, consequentemente, graves problemas sociais nas cidades, que não estavam preparadas para receber este contingente de trabalhadores. ITEM FALSO.

    Resposta: E

  •   I.    Foi a Revolução Verde, a partir de meados da década de 1960, a grande responsável pelo processo de modernização da agricultura brasileira. ITEM VERDADEIRO.

           II.    Apesar das inúmeras vantagens para o consumidor, porém, acadêmicos apontam que esse novo padrão de desenvolvimento econômico gerou desemprego para o homem do campo e a diminuição da renda deste trabalhador. ITEM VERDADEIRO.

         III.    Desde o Brasil Colônia, até hoje, a estrutura fundiária brasileira é caracterizada por uma heterogeneidade estrutural que beneficia uma minoria e exclui uma grande quantidade de trabalhadoresITEM VERDADEIRO.

         IV.    O acentuado êxodo rural provocou o aumento pela demanda de postos de trabalho e de moradia, causando, consequentemente, graves problemas sociais nas cidades, que não estavam preparadas para receber este contingente de trabalhadores. ITEM FALSO.

    Resposta: E

  • a banca disse exclusão na segunda afirmativa, ela poderia ter colocado " diminuição" .