SóProvas


ID
4072495
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

. No momento da alta hospitalar, ao realizar as orientações sobre anticoncepção para mulheres que sofreram aborto no primeiro trimestre de gestação, sem quaisquer sinais ou suspeita de infecção, o enfermeiro deve esclarecer que

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem no parto / aborto.

    Na anticoncepção para mulheres que sofreram aborto no primeiro trimestre de gestação, sem quaisquer sinais ou suspeita de infecção, o enfermeiro deve esclarecer que os anticoncepcionais hormonais podem ser usados imediatamente após o aborto, podendo ser iniciados/ administrados entre o dia do esvaziamento uterino e o 5º dia pós-abortamento (Letra C), pois ele interrompe a liberação do ovulo e portanto o útero tem a possibilidade de se recuperar.

    A) Incorreto. O método Ogino Knauss, ou tabelinha, não é um método de eleição no período pós-aborto, pois o ciclo menstrual pode não seguir sua normalidade nesse primeiro momento. 



    B) Incorreto. O dispositivo intrauterino – DIU deverá ser colocado imediatamente após o aborto.



    C) Correto.

    D) Incorreto. O uso do diafragma é indicado após 6 a 12 semanas após o aborto devido à alterações no colo por conta do nascimento/aborto. 



    E) Incorreto. A atividade sexual pode ser retomada após 7 dias e é aconselhável a proteção por camisinhas (feminina ou masculina) para proteger de infecções.


     
    Resposta do Professor: C.

  • DIU - no pós aborto inserido IMEDIATAMENTE

    DIAFRAGMA - 6 semanas após aborto

  • Vamos analisar cada uma das alternativas:

    a) O método Ogino-Knaus, conhecido popularmente como calendário ou tabelinha, não é recomendado para o período pós-aborto. A mulher que quiser adotá-lo deve ser orientada para registrar, durante pelo menos 6 meses, o 1º dia de cada menstruação (BRASIL, 2013b).

    b) O dispositivo intrauterino - DIU - poderá ser inserido logo depois da curetagem ou da aspiração manual intrauterina em mulheres com abortamento espontâneo ou induzido, desde que não haja quadro infeccioso (BRASIL, 2018).

    c) De acordo com MS (BRASIL,2001), os anticoncepcionais hormonais podem ser usados imediatamente depois do aborto e podem ser iniciados/ administrados entre o dia do esvaziamento uterino e o 5º dia pós-abortamento.

    d) O uso do diafragma não é contraindicado no primeiro mês depois do aborto, mas é preciso repetir a a medida do diafragma depois do abortamento (BRASIL, 2013b).

    e) A atividade sexual pode ser retomada tão logo a mulher deseje. Portanto, deve ser orientada a usar, durante 3 meses, um método contraceptivo que tenha uma recuperação rápida da fertilidade depois de sua interrupção, para iniciar uma próxima gravidez em melhores condições físicas e emocionais.

    Alternativa correta é a letra C, tendo em vista que as informações estão coerentes com as do MS.