SóProvas


ID
4075108
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a estrutura geológica e a formação da Terra, assinale a alternativa correta.

As placas que deslizam lateralmente entre si, como a placa Norte Americana e a placa do Pacífico, são as placas conservativas, pois não produzem grandes alterações no relevo, embora provoquem terremotos.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O maior exemplo da conservação das estruturas é a falha de San Andreas que, como o próprio nome já diz, considera-se uma falha. Quando comparada com a zona de contato entre a Placa de Nazca e placa Sul-Americana, por exemplo, verifica-se que o movimento transformador/tangencial possui um efeito geofísico menor que o movimento orogenético convergente/destrutivo, como é no caso dos Andes.

  • pra nunca mais esquecer!!!!

    vamos aos principais movimentos tectônicos:

    Orogênese: Ou ainda orogenia, é o conjunto de processos que desenvolvem o rejuvenescimento ou formação de montanhas ou cadeias de montanhas, produzidas pelo tectonismo. Isso acontece sempre que há colisões entre placas tectônicas, além do abalo sísmico causado pela colisão - forma-se montanhas!

    Existem três tipos principais de movimentos do tectonismo, que serão explicados a seguir:

    Convergente é o movimento que ocorre quando as placas tectônicas se chocam normalmente entre si. Divergente, por sua vez, é o movimento de afastamento entre as placas tectônicas. Transformante, o último dos três movimentos, também conhecido como conservativo, é o que acontece quando as placas tectônicas deslizam-se umas sobre as outras.

    Convergente - Um exemplo desse tipo de choque foi o que ocorreu entre as placas Sul-Americana e a Placa de Nazca, que deu origem à Cordilheira dos Andes. No movimento convergente, as placas tectônicas aproximam-se e chocam-se umas com as outras.

    Movimento divergente: acontece quando duas placas se movem em sentidos opostos, oque acontece principalmente ao longo de cadeias meso-oceânicas. Quando uma placa se afasta da outra, o magma, do topo da astenosfera, sobe por meio de fendas (podendo criar vulcanismo) existentes nas cristas das cadeias submarinas.

     Transformante - as placas se movem unilateralmente, de forma paralela entre si, como se esfregassem uma na outra. No caso, não há destruição nem criação de placas, podendo causar apenas as falhas.

    Resumo completo pra vocês!!!!

    CFO - PMPR

    13/02/21