Gab. A
O inventário físico é uma contagem periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa, a fim de se comprovar sua existência e exatidão. Desse modo, os inventários visam confrontar a realidade física dos estoques, em determinado momento, com os registros contábeis correspondentes nesse mesmo momento.
Com sua realização, fica viável efetuar as conciliações necessárias e identificar as possíveis falhas de rotina ou de sistema, corrigindo-os.
Fonte: VIANA, Administracão de Materiais
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre o que está envolvido na atividade de inventariar os itens em armazenados nas organizações. Vejamos o que está envolvido, bem como alguns tipos de inventários. Ao fim, temos o gabarito da questão.
Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes. A sua finalidade é, como mostra a alternativa "A", comprovar a existência dos materiais nos estoques e sua exatidão
Os tipos de Inventários Físicos são:
◼ Anual/periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
◼ Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
◼ De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;
◼ De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
◼ Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
A verificação da sua qualidade, valor, sua duração e estado não são atividades sob a responsabilidade dos inventários. Estão mais para a etapa de recebimento de materiais, em que ocorre a conferência (quantitativa e qualitativa) dos materiais. Ainda falta falar sobre a alternativa "D". Pois bem, não é termo que tenha ligação com a administração de materiais, na verdade tem a ver com a teoria de Carl Marx (filósofo alemão). O termo faz referência à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma dos meios produtivos e valos do trabalho como a base do lucro no modelo econômico capitalista.
Diante do exposto acima, podemos assinalar, como já dito, a alternativa "A".
GABARITO: A
Fonte: Fenili, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concursos. 3°. ed. São Paulo, Método.