Almoxarifado é o local designado para a guarda de MATERIAIS - aqueles que farão parte do PROCESSO PRODUTIVO. Desse modo, a guarda é PROVISÓRIA. Não há que se pensar em MATERIAIS PERMANENTES. Com isso eliminamos as alternativas A e C.
> COMPRA não é função do almoxarifado, a empresa tem uma área específica para isso (setor de compras) e para o estoque de PRODUTOS já finalizados para a comercialização o local adequado de guarda é o DEPÓSITO.
Por exclusão, gabarito B.
Equívocos, avisem-me.
A questão exige que tenhamos conhecimentos sobre as atividades sob os cuidados do almoxarifado. Vamos analisar o assunto e preencher as lacunas contidas na questão.
A administração de almoxarifados é tida como o conjunto de atividades que visam a fiel guarda dos materiais estocados, objetivando sua preservação e integridade até que seja distribuído aos seus clientes, seja internos ou externos.
Já os almoxarifados são entendidos como o local destinado à guarda e à conservação dos itens de material.
Dentre seus objetivos encontramos:
◼ Minimização dos custos de armazenamento: maximizando o uso dos espaços disponíveis; evitando perdas, furtos e roubos; evitando a obsolescência; buscar a eficiência na movimentação dos materiais; promoção de treinamentos aos colaboradores etc.
◼ Maximização da qualidade de atendimento aos consumidores: assegurar a provisão dos materiais no momento, quantidade e local certo. No menor tempo possível, sempre que necessário.
Feita essa apresentação, podemos inferir que as lacunas podem ser preenchidas assim:
“Os almoxarifados deverão ser dimensionados para atender às necessidades das empresas quanto à guarda provisória (pois permanecerão em estoque até que sejam distribuídos) dos materiais e ao arranjo físico de suas instalações adequado à finalidade de maximizar a produtividade e permitir um rápido fluxo dos materiais nos processos de recebimento, guarda e expedição.”
Dito isso, nos resta falar sobre o conteúdo das demais alternativas, não é mesmo? Pois bem, concorda que não faz sentido adquirir um material para que fique guardado para sempre? Então, já excluímos as alternativas "A" e "C". Por outro lado, não dá para atribuir a compra de materiais a um setor que tem como objetivo a guarda de materiais, o setor de aquisições é o de compras, assim, a alternativa "D" também está incorreta.
GABARITO: B
Fonte: FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.