SóProvas


ID
4083076
Banca
UEG
Órgão
Prefeitura de Iporá - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o sistema público de saúde, antes da constituição de 1988, constata-se que

Alternativas
Comentários
  • Antes de 1988: O sistema público de saúde atendia a quem contribuía para a Previdência Social. Quem não tinha dinheiro dependia da caridade e da filantropia. Centralizado e de responsabilidade federal, sem a participação dos usuários. Assistência médico-hospitalar. Saúde é ausência de doenças. 30 milhões de pessoas com acesso aos serviços hospitalares.

    Depois de 1988: O sistema público de saúde é para todos, sem discriminação. Desde a gestação e por toda a vida a atenção integral à saude é um direito. Descentralizado, municipalizado e participativo com 100 mil conselheiros de saúde.

    Promoção, proteção, recuperação e reabilitação. Saúde é qualidade de vida. 152 milhões de pessoas têm no SUS o seu único acesso aos serviços de saúde

    fonte: www.ccs.saude.gov.br/sus/antes-depois.php

  • Migrando para outro curso, QC é só # . a cada 3 comentários 2 são ####. QC perdendo a qualidade.

  • A presente questão versa acerca da Saúde, devendo o candidato entender como era seu funcionamento antes da CF/88, bem como é nos dias atuais.

     

    a)INCORRETA. A assertiva está incorreta, pois o Sistema de Saúde antes de 1988 somente incluía Assistência médico-hospitalar.

    *Não existia o princípio da integralidade, em que a atuação era em diversas vertentes como prevenção, tratamento e reabilitação

     

    b)INCORRETA. A assertiva está incorreta, pois o Sistema de Saúde antes de 1988 não era acessível a todos os cidadãos brasileiros, mas só aos que contribuíam para a Previdência Social.

    *Não existia o princípio da universalidade do SUS estabelecido pela CF/88.

     

    c)CORRETA. O Sistema de Saúde antes de 1988 era centralizado e de responsabilidade federal, diferentemente do SUS estabelecido em 1988, que é descentralizado.

    CF, Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

     

    d)INCORRETA. Não existia o princípio da integralidade, somente cabendo assistência médico-hospitalar.

     

    e)INCORRETA. A assertiva está incorreta, pois o usuário somente tinha direito à saúde quando realmente a doença havia sido contraída, diferentemente do SUS atual, que estabelece a prevenção, tratamento e reabilitação.

     

    Gabarito da professora: C