SóProvas


ID
4083688
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

“O princípio contábil do custo histórico não reflete o valor de uma empresa em determinado dia, a não ser no momento histórico de seu registro inicial. A utilização do fair value (valor justo) ou do valor de mercado, entretanto, pode oferecer dificuldades na prática, embora, teoricamente, esses valores possam ser considerados mais aconselháveis do que a avaliação pelo custo histórico.” (H. Franco. A contabilidade da era da informação: In: Temas discutidos no XV Congresso Mundial de Contadores de Paris. São Paulo: Atlas, 1999, p. 284 (com adaptações).


Refletindo a discussão em torno da questão da avaliação dos itens patrimoniais, as alterações na Lei n.º 6.404/1976 introduziram o conceito de valor justo de itens do ativo, conceito que possui aplicações variadas, dependendo do ativo que se quer avaliar. Acerca desse tema, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da aplicabilidade do valor justo nos termos da Lei 6.404/76.

    Considera-se valor justo:                             

    das matérias-primas e dos bens em almoxarifado, o preço pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado;

    dos bens ou direitos destinados à venda, o preço líquido de realização mediante venda no mercado, deduzidos os impostos e demais despesas necessárias para a venda, e a margem de lucro;

    dos investimentos, o valor líquido pelo qual possam ser alienados a terceiros.

    dos instrumentos financeiros, o valor que pode se obter em um mercado ativo, decorrente de transação não compulsória realizada entre partes independentes; e, na ausência de um mercado ativo para um determinado instrumento financeiro:                        

    o valor que se pode obter em um mercado ativo com a negociação de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e risco similares;                      

    o valor presente líquido dos fluxos de caixa futuros para instrumentos financeiros de natureza, prazo e risco similares; ou                    

    o valor obtido por meio de modelos matemático-estatísticos de precificação de instrumentos financeiros.

    Resolução:

    A. Para estoques em geral, o valor justo é o custo de reposição.

    ERRADO. Como exposto, a norma não trata de valor justo do estoque em geral. Geralmente, o custo do estoque é o preço pelo qual possa ser pago na aquisição (custo de aquisição).

    B. Para bens do ativo imobilizado, o valor justo é o preço de transferência.

    ERRADO. Como exposto, a norma não trata do valor justo do imobilizado. Geralmente, o custo do imobilizado é o preço pelo qual possa ser pago na aquisição (custo de aquisição).

    C. Para as matérias-primas, o valor justo é o preço líquido de realização por venda no mercado.

    ERRADO. É o preço pelo qual possam ser repostas, mediante compra no mercado.

    D. Para instrumentos financeiros sem mercado ativo, o valor justo é o valor obtido por meio de modelos matemático-estatísticos de precificação.

    CERTO. Quanto aos instrumentos financeiros, na ausência de um mercado ativo, o valor justo é obtido por meio de modelos matemático-estatísticos de precificação de instrumentos financeiros.

    E. O valor que se pode obter em um mercado ativo, decorrente de transação não compulsória realizada entre partes independentes, é o conceito de valor justo para mercadorias destinadas à venda.

    ERRADO. O valor que se pode obter em um mercado ativo, decorrente de transação não compulsória realizada entre partes independentes, é o conceito de valor justo para instrumentos financeiros.

    Por fim, a alternativa CORRETA é:

    Gabarito: Letra D.