SóProvas


ID
4084684
Banca
UEG
Órgão
Prefeitura de Iporá - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dentre as diversas atividades culturais de um povo muitas estão ligadas diretamente à crença ou a fé, advindas de uma determinada manifestação religiosa. Na cidade de Catalão – GO, ocorre anualmente, no mês de outubro, a tradicional festa da Congada, que atrai vários grupos de congada que dançam pelas ruas da cidade. Essa festa é em louvor

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E"

    As homenagens à nossa senhora do rosário surgiram com o escravo Chico rei, que misturou catolicismo com ritos afros para agradecer sua alforria.

    Por volta de 1820, chegaram a Vila do Catalão, os escravos semi-libertos, para o trabalho nas lavouras de café. De acordo com as tradições, o escravo não carregava com ele somente os instrumentos de trabalho, mas também suas crenças, seus usos e seus costumes; surgindo daí o louvor à Nossa Senhora do Rosário. Comemoração essa, que incluía a parte religiosa (mistura de catolicismo e ritos afros). Por esse motivo é que temos as danças dos congos (região do Congo) e moçambique (região de Moçambique).

    Essa manifestação religiosa é cultivada até hoje, sendo a maior que já se tem notícia, no território nacional. A festa é realizada na última sexta-feira de setembro, ao 2º domingo de outubro, quando seus dançarinos saem à rua com suas vestimentas coloridas, alegrando a cidade com seus entoados cantos, sempre agradecendo a nossa padroeira pelos benefícios adquiridos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o

  • GAB: C

    A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os atos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação a população negra, o Congado se tornou também uma festa de santos negros, como São Benedito e Santa Efigênia.

  • Congada de Catalão: festividade realizada há mais de 125 anos, ela divide-se em duas partes: a religiosa, com missas, procissão e reza de terço; e a folclórica, que consiste em apresentação de músicas e danças, além de visitas às casas de moradores pioneiros. A festa começa com os ternos de congos, que são grupos de dançarinos, reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Após a alvorada, os cantadores saem pelas ruas. Durante toda a semana acontecem a novena e a visitação. A Congada de Catalão tem abertura no segundo domingo de outubro. De origem africana, o ritual era realizado inicialmente apenas por integrantes da Irmandade do Rosário. Hoje, a festa reúne cerca de 1,3 mil pessoas, divididas em 16 grupos de dança.

    Fonte: https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html.