GABARITO: A
Segundo Piedade (1983, p. 9-10):
"Há dois métodos fundamentais de indexar o tema de documentos:
(1) Indexação por palavra
(2) Indexação por conceito
A indexação por palavra utiliza os mesmos termos empregados pelo autor na apresentação das suas ideias, isto é, as palavras encontradas nos títulos ou nos textos dos documentos.
A palavra tangerina traduz uma determinada ideia, uma dado conceito, que também pode ser expresso por palavras mexerica, bergamota ou laranja-cravo.
Uma indexação por palavras registrará os documentos pelos vocábulos utilizados pelos autores, indexará um documento sobre Tangerina e outro sobre Bergamota.
O exemplo típico de indexação por palavra é o índice KWIC, que utiliza os títulos dos documentos.
Ao indexar empregando palavras encontradas no próprio documento, usam-se uma linguagem natural (natural language), faz-se uma indexação por palavra.
A indexação por conceito pressupõe a análise do conteúdo temático do documento (análise conceitual), decisão sobre os conceitos presentes no texto e a tradução do observado em linguagem apropriada, com a qual rotulam-se os documentos e os seus registros bibliográficos.
Na indexação por conceito determinam-se os cabeçalhos a empregar, distinguem-se homônimos, controlam-se sinônimos, prevêem-se ligações hierárquicas e colaterais, etc., emprega-se uma linguagem artificial ou uma linguagem controlada".
Fonte: PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução a teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.