SóProvas


ID
4087303
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maioria das células do organismo humano recebe sua energia principalmente por meio de reações químicas baseadas no consumo de oxigênio e na eliminação de dióxido de carbono. Sobre a respiração humana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Para ocorrer as trocas de gases respiratórios, os órgãos, nervos e músculos da respiração, assim como a regulação nervosa, precisam funcionar normalmente.

( ) As alterações respiratórias podem ser causadas por condições ou processos patológicos do sistema pulmonar que acarretam modificações tanto anatômicas como funcionais.

( ) A ventilação é o processo pelo qual os gases penetram nos pulmões e saem deles, este é o único processo necessário para a oxigenação do sangue.

( ) O dreno torácico tem como finalidade retirar ar ou líquido, restabelecendo a pressão positiva; deste modo favorece a reexpansão do pulmão e proporciona as trocas gasosas.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (V ) Para ocorrer as trocas de gases respiratórios, os órgãos, nervos e músculos da respiração, assim como a regulação nervosa, precisam funcionar normalmente.

    (V ) As alterações respiratórias podem ser causadas por condições ou processos patológicos do sistema pulmonar que acarretam modificações tanto anatômicas como funcionais.

    (F ) A ventilação é o processo pelo qual os gases penetram nos pulmões e saem deles, este é o UNICO processo necessário para a oxigenação do sangue.

    O corpo humano realiza dois tipos de respiração:  e a pulmonar. A primeira é um processo que ocorre no interior das células e é responsável pela obtenção de energia. A segunda, por sua vez, é responsável por disponibilizar oxigênio para as células realizarem a respiração celular e retirar o gás carbônico resultante desse processo do nosso corpo

    (F ) O dreno torácico tem como finalidade retirar ar ou líquido, restabelecendo a pressão positiva; deste modo favorece a reexpansão do pulmão e proporciona as trocas gasosas.

    A principal função do dreno de tórax é a retirada de líquidos, secreção e sólidos (fibrina) da cavidade pulmonar com objetivo de restabelecer a pressão negativa da atividade pleural, manter a função respiratória e a estabilidade hemodinâmica.