SóProvas


ID
4088950
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao consultar o procedimento operacional padrão – POP, o técnico de enfermagem constatou que deveria adotar as precauções de contato ao realizar a coleta de urina para exames de um paciente com sonda vesical de demora, com diagnóstico de infecção por microrganismo multirresistente, internado em quarto privativo. Para tal, entre outros cuidados, deve usar

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre biossegurança.

    Para adotar as precauções de contato ao realizar a coleta de urina para exames de um paciente com sonda vesical de demora, com diagnóstico de infecção por microrganismo multirresistente, o profissional deve usar luvas para não contaminar suas mãos e avental de mangas longas para não encostar a roupa e corpo durante toda manipulação do paciente, de cateteres e sondas e de outras superfícies próximas ao leito (Letra C), para assim evitar contaminação.

    A) Incorreto. Máscara cirúrgica simples é indicada para precaução respiratória. As luvas de procedimentos devem ser usadas e devem ser colocadas imediatamente após a entrada no quarto do paciente para não ter contato com objetos contaminados. Lembrar de trocar a luva ao manipular o paciente.


    B) Incorreto. Máscara tipo PFF2 ou N95 indicadas para precaução respiratória por aerossóis. Avental de mangas longas deve ser utilizado.

    C) Correto.

    D) Incorreto. Óculos de proteção são indicados para evitar respingos de urina. As luvas estéreis durante o manuseio do coletor de urina do paciente não é indicada pois é necessário proteger o profissional e não a bolsa. Portanto, apenas luvas de procedimento são suficientes.

    E) Incorreto. Máscara cirúrgica, avental de mangas longas, com abertura para A PARTE POSTERIOR para evitar contaminação da roupa do profissional, óculos de proteção e luvas DE PROCEDIMENTO, durante toda a manipulação do paciente.

    Resposta do Professor: C.

  • luvas e avental durante toda manipulação do paciente, de cateteres e sondas e de outras superfícies próximas ao leito.