SóProvas


ID
4088992
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares é

Alternativas
Comentários
  • O quadro de infecção hospitalar é caracterizado pela invasão de microrganismos estranhos e maléficos no corpo de um paciente internado, normalmente durante uma intervenção de risco, como as cirurgias.

    Esses microrganismos podem ser levados ao ambiente hospitalar de diversas formas, sendo a mais comum por outros pacientes com doenças mais graves. Acontece que, muitas vezes, a equipe não está preparada para receber alguém com patologias avançadas, falhando no processo de higienização e isolamento e, com isso, favorecendo a transmissão dos agentes infecciosos.

    Justamente por isso, investir nos hábitos primários de higienização, como a limpeza correta das mãos, é uma etapa fundamental para evitar a transmissão de infecções sérias e problemáticas.

    Lembre-se de que as mãos são as ferramentas mais importantes dos profissionais de saúde, sobretudo nas clínicas e hospitais. Dessa forma, a qualidade do serviço e a  e do paciente depende, diretamente, da sua limpeza frequente.

    Para tal, aplique a solução de sabonete degermante e alcoólico antes de cada procedimento, para evitar a instalação de microrganismos indesejados. E mais, sempre coloque as luvas com cuidado e atenção para garantir o máximo de proteção, ficando atento caso algum membro da sua equipe esqueça a higienização.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre prevenção e controle das infecções hospitalares.

    A) Incorreto. O uso de luvas em procedimentos que envolvam o contato com mucosas, sangue ou outros fluídos corpóreos, secreções ou excreções serve para proteção do profissional.

    B) Incorreto. O uso de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes aprovados pelo Ministério da Saúde não é uma medida eficaz. Eles devem ser usados quando não há possibilidade de lavagem das mãos.

    C) Incorreto. A prescrição de antibióticos não faz prevenção. Apenas tratamento dessas condições.

    D) Correto. A lavagem das mãos é a melhor medida da prevenção de infecções.

    E) Incorreto. A comunicação imediata de casos suspeitos de infecção à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH não é prevenção.

    Resposta do Professor: D.