SóProvas


ID
4089571
Banca
FPS
Órgão
FPS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tendo em vista a realização das Olimpíadas no Brasil, em 2016, a preparação dos atletas inclui estratégias para aumentar a capacidade cárdio-respiratória. Considerando a hematose nos alvéolos pulmonares, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A hematose ocorre quando o ar, rico em oxigênio, proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares. Cada pulmão possui, aproximadamente, 150 milhões de alvéolos. São localizados ao final dos bronquíolos e recobertos por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula bem próximo ao ar que foi inalado. Capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam um calibre reduzido, e destacam-se por ser locais de trocas de substâncias. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos. Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares (resposta letra D). E o mesmo ocorre com o gás carbônico, porém, no sentido inverso. O sangue que sai dos pulmões é rico em oxigênio, sendo chamado de sangue arterial. O sangue que chega aos pulmões é rico em gás carbônico, sendo denominado de sangue venoso.

    Erro da letra A: O O² não viaja dissolvido no plasma, ele passa para o sangue, onde penetra nas hemácias, liga-se com a hemoglobina (proteína alojada no interior das hemácias) e forma a oxi-hemoglobina (quando uma molécula de hemoglobina é capaz de se combinar com quatro moléculas de gás oxigênio). Nesta forma, o gás oxigênio passa por todo o corpo e chega aos capilares sanguíneos dos tecidos.

    Erro da letra B: Não forma a carboemoglobina e sim a oxiemoglobina. A carboemoglobina é a junção da proteína com o dióxido de carbono.

    Erro da letra C: Ao contrário, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.

    Erro da letra E: Quando a transferência de CO para o exterior é reduzida e a sua concentração aumenta no sangue, o pH sanguíneo diminui, diminuindo a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio. Se o pH do sangue arterial atingir valores menores que 7,4, desencadeia-se um quadro de acidose. Quando a concentração de CO diminui, o pH do sangue aumenta. Nos casos em que o pH do sangue arterial fica acima de 7,4, temos um quadro de alcalose. 

    Bons estudos!