A questão aborda conhecimentos acerca da definição e tipos de periféricos de entrada, de saída e de entrada e saída de dados.
Antes de analisarmos as alternativas, vale destacar a diferença entre periféricos de entrada e de saída de dados:
Dispositivos de entrada – Os dispositivos de entrada são os dispositivos que apenas inserem informações no computador. Dentre os tipos de periféricos de entrada, pode-se destacar o teclado que apenas insere informações no computador quando, por exemplo, executa comandos através de suas teclas.
Dispositivos de saída - Os dispositivos de saída são os dispositivos que apenas recebem informações no computador. Dentre os periféricos de saída, pode-se destacar os monitores -exceto os touchscreen – que apenas recebem informações do computador e transmitem esses dados em forma de imagem.
Dispositivos de entrada e saída - Os dispositivos de entrada e saída são os dispositivos que inserem e recebem informações no computador. Dentre esses periféricos, pode-se destacar os monitores touchscreen que inserem informações; quando utilizam a função touch; e recebem informações para transmitir imagens ao usuário.
A. Incorreta – O mouse é um periférico de entrada responsável por realizar a movimentação do cursor na tela, bem como executar determinados comandos, como, por exemplo, selecionar itens, abrir pastas, exibir o menu de atalhos etc.
B. Correta – As impressoras multifuncionais são caracterizadas como periféricos de entrada e saída, uma vez que inserem informações, ao utilizar o recurso de “Scan”, e recebem dados ao, por exemplo, imprimir um documento.
C. Incorreta – O monitor é o periférico de saída responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário.
D. Incorreta – A placa de som é um periférico de saída que transforma sinais sonoros digitais em analógicos, o que permite a transmissão do som em periféricos de áudio, como, por exemplo, as caixas de som.
Gabarito – Alternativa B.