cara, sinceramente, kkkkk, essa questão não faz sentido algum, "ah, fala isso porque vc é bur-ro", acabei de resolver 20 questões de Análise Combinatória da FCC, acertei 18, errei 1 e 1 não soube resolver. Tenho legitimidade pra contestar a redação de uma questão, nesta não há clareza quanto ao que se quer de fato. Se alguém conseguir, quero ver o raciocínio.
1ª informação: Um joalheiro dispõe de cinco tipos de pedras preciosas para confeccionar alianças. (até aqui tudo bem, existe uma disponibilidade ilimitada ou não de 5 tipos de pedras preciosas, a saber, ouro, prata, diamante, rubi e esmeralda)
2ª informação: As pedras são distribuídas em volta da joia de forma que fiquem igualmente espaçadas. (ok, mas não é informado QUANTAS pedras serão distribuídas, eu NÃO POSSO inferir que serão exatamente 5 só porque existem 5 tipos de pedras disponíveis para essa função. O fabricante pode optar por quantas pedras ele quiser, inclusive repetindo pedras do mesmo tipo, não é dito também que essa disposição de pedras deve ser com pedras distintas, eu posso , por exemplo, fazer a disposição igualmente espaçada de 10 pedras de ouro em torno da aliança. A informação deixa tudo a gosto do freguês.)
3ª informação: Usando em cada aliança uma pedra de cada tipo. (aqui há ambiguidade: em 1 aliança eu usarei 1 pedra de ouro, 1 de prata, 1 de diamante, 1 de rubi e 1 de esmeralda, totalizando 5 pedras OU em 1 aliança eu usarei n pedras do tipo ouro ou n pedras do tipo prata ou n pedras do tipo diamante ou n pedras do tipo rubi ou n pedras do tipo esmeralda?
Se ele quisesse a ideia 1, ele deveria ter dito: "usando em cada aliança 5 pedras distintas"; se ele quisesse a ideia 2, diria "usando em cada aliança pedras de um único tipo.
__________
questão PORCA.