PRAÇA DE SÃO FRANCISCO, EM SÃO CRISTÓVÃO
A Praça São Francisco localizada no município /SE. Foi fundada junto com a cidade em 1607, e seu entorno possui edificações construídas entre os séculos e . Foi protegida em nível estadual e nacional e designada em 1º de agosto de 2010 pela (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura) pelo seu valor como documento histórico, paisagístico, urbanístico e sociocultural do período da (1580 a 1640)*, sendo um importante representante dos modelos combinados de português e espanhol, tendo em seu redor relevantes prédios históricos, sendo considerada pela UNESCO como "uma notável simbiose do planejamento urbano das cidades de Portugal e Espanha.
São Cristóvão nasceu numa época em que o Brasil estava sob domínio espanhol através da , quando as coroas de e estavam sobre a mesma cabeça. A vila foi fundada para servir como ponte de ligação permanente entre as cidades de , na , e , em , e como vigia do acesso aos rios importantes da região, que estavam em constante perigo de ataque de piratas franceses. O primitivo povoado foi estabelecido, portanto, em um ponto estratégico.
Fundada por , inicialmente sua localização era num istmo formado pelo , perto da atual , mas foi transferido em 1594-95 e novamente em 1607, fixando-se no presente sítio, nas proximidades do , a 21 km de Aracaju. Em 1636 a cidade foi invadida, assaltada e incendiada pelos holandeses, sendo reconstruída a partir de 1645, quando seu controle foi recuperado pelos portugueses.
Desde então São Cristóvão adquiriu crescente importância, tornando-se a capital de Sergipe e um florescente entreposto comercial, além de atuar como o foco da colonização da região interiorana até 1855, quando Aracaju assumiu a função de capital. A cidade foi protegida pelo governo estadual em 1938 como um monumento histórico, e nas décadas seguintes vários edifícios do entorno foram tombados. Em 1967 foi tombada em nível nacional pelo (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL). Em 2010, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
*União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica (local onde fica Portugal e Estanha, na Europa) de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e da Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.
Obs. É uma pena que um conjunto arquitetônico tão importante para a história esteja em péssimas condições de conservação. Há mais de 30 anos sem qualquer reforma. Mas mesmo assim, continua lindo e vale a pena visitar. Aguardando pelos Procuradores do Estado ou Ministério Público pedirem uma reforma.