SóProvas


ID
4096501
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1500 e 1822, o Brasil era uma das colônias portuguesas. Umas das primeiras tentativas de colonização do território foi a implantação das Capitanias Hereditárias, sobre as quais se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB.D

    O gigantismo territorial, poucos recursos financeiros e altos tributos a serem pagos à Coroa Portuguesa foram alguns dos motivos que contribuíram para que as Capitanias Hereditárias não prosperassem.

  • letra c tbm está certa

  • De testa o enunciado já está errado. O Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal em 1815, passando a ser

    Reino Unido a Portugal e Algarves até 1822 quando proclamada a independência.

    Gabarito :D) o gigantismo territorial, poucos recursos financeiros e altos tributos a serem pagos à Coroa Portuguesa foram alguns dos motivos que contribuíram para que as Capitanias Hereditárias não prosperassem. ✔

     → A questão é autoexplicativa.

    C) as Capitanias de Pernambuco e de São Vicente tiveram êxito, porque os seus respectivos Capitães Donatários não aceitaram as condições impostas pela Coroa Portuguesa.

     → Errada. Visto que a Capitania de Pernambuco teve êxito porque era mais próxima de Portugal e propícia para o plantio da cana de açucar. Além disso, a Captania de São Vicente deu certo também por outro ciclo econômico da região Sudeste, o ciclo do ouro.

    Qualquer erro manda mensa

    bons estudos

  • Letra C tbm está corretíssima! Passível de Anulação!

    Rumo à PM-PR!

  • Tanto a alternativa C quanto a D estão corretas.

  • A alternativa C não está certa, pelo fato de que a capitania de São Vicente teve êxito devido às condições climáticas, tanto é que até mesmo nos dias de hoje o maior produtor de cana é São Paulo (antigo São Vicente), e a de Pernambuco foi devido à escolha do cultivo da cana de açúcar e prosperou.

  • Foram 15 capitanias distribuídas para 12 donatários. Apenas Pernambuco e São Vicente tiveram sucesso, porem o sucesso da capitania de São Vicente foi temporário e logo teve seu declínio. O fracasso das capitanias se deu pela má administração, falta de recursos, conflitos entre colonos, alem dos ataques indígenas.